Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 16:40
Por: Irene Lôbo

    Imprimir


Brasília - O estado de Goiás comunicou à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) que irá prorrogar por mais uma semana a campanha de vacinação do idoso, que termina hoje (6) no resto do país. A decisão foi tomada para beneficiar as populações que vivem em áreas de difícil acesso, como as zonas rurais.

O diretor de Vigilância Epidemiológica da SVS, Expedito Luna, explica que a prorrogação da campanha é apenas uma decisão local e deve ser tomada de acordo com a realidade de cada estado e município. Luna afirma que não será necessário prorrogar a campanha em todo o país.

O diretor lembra que é importante que o idoso se vacine durante a campanha. O período antecede o inverno, época em que a circulação do vírus influenza, causador da gripe, é maior. "Ao tomar a vacina um pouco antes do inverno, que é o período máximo de circulação dos vírus da gripe na população do mundo inteiro, a gente está garantindo a proteção máxima no período em que existem mais vírus da gripe circulando", acrescenta.

O resultado parcial da campanha de 2005 indica que 8,5 milhões de idosos já foram vacinados contra a gripe. O número corresponde a uma cobertura de 55,5% dos 15,5 milhões de idosos do país. Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendar cobertura de 70%, a expectativa do Ministério da Saúde é superar o percentual alcançado em 2004, que foi de 85% de idosos vacinados. Neste último dia da campanha, postos de saúde de todo o país estarão abertos até às 17 horas. Além da imunização contra o vírus influenza, os idosos podem atualizar as vacinas contra a difteria e o tétano. Iniciada no dia 25 de abril, a campanha envolveu a participação de 231 pessoas, entre profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e voluntários, 61,5 mil postos de vacinação e 32,2 mil veículos, incluindo aviões, barcos e bicicletas na região Norte. O próximo balanço parcial será divulgado na sexta-feira (13).




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341051/visualizar/