Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Maio de 2005 às 18:04
Por: Cristiane Ribeiro

    Imprimir


Rio – Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados de 2002 divulgada nesta terça-feira mostra que 25% do Produto Interno Bruto (PIB) está concentrado em apenas nove dos 5.560 municípios. No entanto, os dois primeiros dessa lista, São Paulo e Rio de Janeiro, tiveram uma redução na participação da concentração de renda das cidades brasileiras. A capital paulista, por exemplo, cai de 11,6% em 1999 para 10,4% em 2002 na produção de riqueza. Já o Rio de Janeiro, perdeu 0,9 ponto percentual nestes três anos.

A soma das riquezas produzidas no país está concentrada basicamente em menos de 1% dos municípios brasileiros situados nas regiões Sul e Sudeste. A exceção é Brasília que tem o terceiro maior PIB do país, influenciado pela forte presença da administração pública. A fatia da capital federal nessa conta subiu de 2,3% para 2,7%. Manaus também teve um ligeiro aumento – 1,3% para 1,5%. Duas outras capitais da lista dos nove municípios que mais concentram riqueza tiveram reduções nas suas participações: Belo Horizonte, de 1,5% para 1,4%, e Curitiba com queda de 1,3% para 1,0%.

O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, enfatiza que o estudo revela uma característica nova na economia brasileira, que é a dispersão da potencialidade por municípios das regiões Centro-Oeste e Nordeste, principalmente nos setores agropecuário e de serviços. "Embora ainda tenhamos a economia concentrada no eixo sul-sudeste, nós estamos vendo que outras regiões do país também estão crescendo e que as atividades não estão competindo com o que se produz nas regiões sul e sudeste, mas na verdade estão somando e é isso que faz com que o PIB do país cresça progressivamente."

O estudo detectou um forte crescimento do PIB em Petrolina (PE) em função dos investimentos na irrigação na produção de frutas, como manga, goiaba e uva. Já no setor de serviços, a concentração permaneceu nas capitais e somente Rio de Janeiro e São Paulo foram responsáveis, em 2002, por quase 25% das atividades de comércio, transporte, comunicação, aluguéis, saúde, educação e administração pública





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341870/visualizar/