Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 01 de Maio de 2005 às 18:55
Por: Mylena Fiori e Irene Lôbo

    Imprimir


São Bernardo do Campo (SP) - Em seu discurso de encerramento da Missa do Trabalhador, na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou a forte ligação daquela igreja com os trabalhadores do ABC. Segundo o presidente, ali os trabalhadores tiveram proteção e retaguarda para aumentar as mobilizações grevistas no final da ditadura militar.

O presidente lembrou da primeira missa de 1º de maio realizada na igreja em 1979, conduzida pelo atual arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, com a presença do compositor Vinícius de Moraes e de centenas de trabalhadores. Lula lembrou com emoção de outro 1º de maio marcante: em 1980, do qual não pode participar porque estava preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) - órgão de repressão da ditadura.

"Centenas de milhares de trabalhadores conseguiram produzir talvez um dos mais bonitos espetáculos de resistência democrática da classe trabalhadora brasileira". Segundo Lula, quem viveu aquele momento, viveu o mais importante 1º de maio do ponto de vista de luta e resistência dos trabalhadores. Ele lembrou também da grande participação das mulheres naquele tempo, em especial de Dona Marisa Letícia, que conduziram as manifestações enquanto seus maridos estavam presos.

Lula disse que espera que a igreja continue apoiando os trabalhadores. Antes do presidente discursar, o bispo Nelson Westrupp afirmou que a diocese de Santo André renovava seu compromisso com as justas e legítimas reivindicações dos trabalhadores. "O empobrecimento gradativo da população brasileira, aflige a sociedade, o governo e a igreja. Sabemos que o desemprego é causa de muitos males sociais e morais", afirmou.

Ele lembrou ainda que o Papa João Paulo II afirmava que o trabalho é a chave de toda a questão social e enumerou as inúmeras iniciativas do governo federal como a tentativa de aumentar progressivamente o salário-mínimo e realizar as reformas da Previdência e Tributária. O bispo também elogiou a atenção dada às mulheres trabalhadoras responsáveis pelo sustento de suas famílias, e o esforço do governo de ir ao encontro dos excluídos, mas enfatizou a necessidade de uma atenção maior para resolver o problema do desemprego.

"Reconhecemos e aplaudimos este esforço do governo, na esperança, porém, de que, sobretudo, o problema do desemprego em nosso país alcance uma solução mais consistente e eficaz". No final da missa, o presidente cumprimentou populares e recebeu cartas de reivindicações de trabalhadores do ABC paulista. Lula seguiu para a sua residência em São Bernardo do Campo, onde deve permanecer até o final do dia.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342153/visualizar/