Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 21:04
Por: Cristiane Ribeiro

    Imprimir


Rio - A recuperação do setor industrial em São Paulo no mês de março ajudou a manter estável a taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país, na comparação com fevereiro. A afirmação foi feita pelo gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, para explicar o fato de São Paulo ter sido a única região a apresentar aumento da população ocupada no mês passado.

A Pesquisa Mensal de emprego, divulgada hoje pelo IBGE, revelou que foram mais 123 mil pessoas contratadas, das quais 73 mil somente na indústria. São Paulo também foi a única região a registrar os maiores percentuais de aumento de trabalhadores com carteira assinada e de rendimentos mensais. No Rio de Janeiro a situação se manteve estável. Não houve aumento da população ocupada, a região registrou queda no número de trabalhadores com carteira assinada e nos rendimentos recebidos em março, na comparação com fevereiro.

"Neste ano, as contratações na indústria paulista começaram mais cedo, o que nos leva a crer que a taxa de desemprego, que normalmente se retrai a partir de outubro, também vai começar a cair mais cedo", disse Azeredo. Para ele, os resultados de março mostram claramente o aumento do poder de compra da população ocupada. "Primeiro temos o aumento do emprego, em seguida, o aumento da qualidade do emprego pelo lado da formalidade e, embora um pouco mais lento, o aumento do rendimento da população ocupada", explicou.

A taxa de desemprego em março atingiu 10,8% da população economicamente ativa das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Foi o terceiro mês consecutivo de alta, embora o IBGE considere que não houve variação significativa em relação a fevereiro, quando a taxa ficou em 10,6%. Em relação a março de 2004 (12,8%) o desemprego caiu dois pontos percentuais.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343055/visualizar/