Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 25 de Abril de 2005 às 13:31
Por: Fabíola Gomes

    Imprimir


Bruxelas, 25 - O laboratório central da União Européia (UE) anunciou nesta segunda-feira a aprovação da metodologia de teste para a detecção da variedade transgênica Bt10, produzida pela multinacional suíça Syngenta.

Segundo documento divulgado no site do centro de pesquisa do bloco europeu, "o teste atende ao propósito de detectar o Bt10 e é único aceito pelo bloco para certificar a presença do Bt10". A variedade pode ser detectada mesmo se representar menos de 0,1% do grão consignado, segundo o documento do centro de pesquisa.

Desde a última quarta-feira (20), a UE vem exigindo que as exportadoras comprovem que o milho exportado é livre da variedade Bt10. Isso porque, a Syngenta vendeu acidentalmente, entre 2001 e 2004, o milho Bt10 para fazendeiros norte-americanos que posteriormente venderam parte de sua safra para a Europa. A UE não autoriza o consumo da variedade geneticamente modificada. Os EUA multaram a companhia suíça em US$ 375.000 e ordenaram a destruição dos estoques remanescentes do produto. As lavouras e estoques foram vistoriados para que neste ano que o Bt10 não seja cultivado no país.

A União Européia (UE) não pode multar a Syngenta, mas proíbe a venda de produtos geneticamente modificados sem a prévia autorização do bloco. As informações são da Dow Jones.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343615/visualizar/