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Segunda - 25 de Abril de 2005 às 11:04

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Brasília - A Radiobrás passa a oferecer oficialmente a partir de hoje (25) mais um produto às emissoras de rádio. A Radioagência Nacional oferece material jornalístico gratuito pela internet, satélite ou linha telefônica híbrida para veículos e profissionais cadastrados. Após seis meses em funcionamento experimental, a radioagência consolidou um trabalho com mais de 400 emissoras em todo o Brasil e no exterior e teve mais de 36.700 transferências de arquivos de áudio pela rede mundial de computadores.

A Radioagência Nacional oferece reportagens, boletins e spots disponibilizados por três diferentes fontes de produção: pela equipe de mais de 70 repórteres e correspondentes da Radiobrás, por emissoras públicas parceiras e pelos ministérios e órgãos do Poder Executivo. Também oferece spots com campanhas de cidadania - entre elas está no ar campanha sobre turismo sustentável e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Pela internet, os arquivos de áudio em formato MP3 estão prontos para serem veiculados. Caso a emissora tenha dificuldade em baixar os arquivos, os cadastrados podem acessar o material por satélite, no mesmo sinal que transmite a Voz do Brasil, ou por telefone, usando linhas híbridas para preservar a qualidade sonora.

"Esse novo produto está inserido em nosso objetivo de democratização da informação. Os cidadãos dos mais diversos e distantes lugares, onde o rádio é o principal veículo de comunicação, terão acesso a um tipo de informação baseada na cobertura do governo, do Estado e da cidadania", afirma o diretor de Jornalismo da Radiobrás, José Roberto Garcez. Segundo ele, a Radioagência tem grande capacidade de distribuir, para regiões que tradicionalmente não têm acesso, um volume de informações disponíveis apenas nos grandes centros da política e da economia - como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

A chefe da Radioagência Nacional, Kátia Sartório, enfatiza que o serviço pretende ser mais do que uma simples página na internet com notícias atualizadas e prontas para serem inseridas na programação. "Queremos ser uma ferramenta importante para as emissoras de rádio que, em sua maioria, não dispõem de equipes de reportagem e acabam reféns de uma comunicação publicitária e política. Como uma radioagência pública que somos, temos que servir ao público, ao cidadão que recebe a notícia em sua casa, com a agilidade que o rádio pede, mas trabalhando para que a informação de interesse público esteja preservada", diz.

Como um dos princípios de trabalho da Radioagência Nacional é oferecer conteúdo jornalístico gratuito, nenhum dos usuários de seus serviços está autorizado a condicionar a veiculação do material a qualquer vinculação de verba publicitária. Para acessar o sítio da Radioagência Nacional na internet e saber mais informações, clique aqui




Fonte: Agência Brasil

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