Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Abril de 2005 às 10:42
Por: FRANCHESCA BOGO

    Imprimir


Moradores da região do bairro Osmar Cabral, em Cuiabá, foram beneficiados neste domingo (24.04), com o Mutirão da Cidadania, realizado pelas Secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e Justiça e Segurança Pública, em parceria com o INSS.

Das 08h às 17h, dezenas de órgãos públicos e empresas privadas prestaram atendimento à população simultaneamente na Escola Municipal Osmar Cabral (com serviços de cidadania) e na Associação Filantrópica São Judas Tadeu (atendimento médico e odontológico), que ficam uma ao lado da outra.

Os serviços mais procurados foram a expedição de carteiras de identidade e CPF, ambos sem custo para a população. No caso do CPF, o Banco do Brasil isentou os beneficiados de pagar a taxa de R$ 4,50 e a Coordenadoria de Identificação, em parceria com a Defensoria Pública, não cobrou a taxa de R$ 28,18 para os cidadãos que desejavam tirar a 2ª via da carteira de identidade.

“A 2ª via é garantida para cidadãos carentes, então a Defensoria Pública, que presta serviços justamente a esta parcela da população, realizou a triagem dos interessados, baseada na declaração da própria pessoa e de acordo com a lei”, afirmou o sub-Defensor Geral, Clodoaldo Queiroz.

“Eu estava sem documento porque fui assaltado e não podia faltar ao serviço pra providenciar outro, além do dinheiro que tava curto”, afirmou o pedreiro Mariano Catarino Silva. “Hoje além de dar entrada no documento também consultei com um dentista”, afirmou satisfeito o pedreiro.

O Exército Brasileiro, em parceria com Unimed e Uniodonto, prestaram atendimentos médicos e odontológicos para crianças, adultos e idosos. Além dos clínicos gerais e odontólogos, estiveram atendendo também pediatras, cardiologistas, nutricionistas e oftalmologistas.

“No dia que ouvi falar que iria ter esse mutirão aqui, não acreditei muito que ia ter tudo isso de médico. Quando cheguei aqui e vi que estavam mesmo achei uma benção porque não tenho tempo pra ficar esperando numa fila de SUS e nem dinheiro pra pagar consulta”, disse a auxiliar de serviços gerais, Margareth Azevedo Barros.

Além desses serviços, a população teve acesso gratuito a orientações ao consumidor pelo Procon, emissão de carteira de Trabalho pelo Sine, acesso a Internet pelo projeto Inclusão Digital, cortes de cabelo pelo Senac e atividades de esporte e lazer.

"O sucesso dos mutirões tem garantido cada vez mais parcerias e quem ganha com isso é a população. A quantidade de serviços oferecidos tende a aumentar. Toda semana surgem parceiros querendo aderir a campanha. Ao todo, já são 46 parcerias firmadas", ressaltou o superintendente de Promoção à Cidadania da Setec, Carlos Roberto.

Também são parceiros do Mutirão da Cidadania a Polícia Militar, Secretaria de Estado de Saúde, Fazenda, Cultura e Esportes e Lazer, Corpo de Bombeiros, Fema, Detran, Salão de Beleza Beluque, Caixa Econômica Federal, Brasil Telecom, Cemat Rede e Anvisa.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343663/visualizar/