Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 13:20
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O projeto Parceria Rural – Agricultura ganhou mais um parceiro nesta terça-feira (19). A empresa Basf, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas, assinou termo de cooperação técnica com o Governo do Estado para formação de mão-de-obra capacitada no campo. O evento integrou o primeiro dia de programação da quarta edição da Agrishow Cerrado 2005, que ocorre em Rondonópolis, de 19 a 23 de abril.

Com a entrada da Basf, o projeto ganha mais um módulo com aulas sobre saúde e segurança no trabalho e uso correto e seguro de produtos fitossanitários (defensivos agrícolas). O módulo sobre defensivos agrícolas já vem sendo ministrado desde o final do ano passado e a Agrishow possibilitou a reunião de todos os envolvidos no projeto.

O curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas já conta com módulos sobre operação e manutenção de tratores, plantio, preparo de solo, colheita de soja e algodão, noções sobre previdência, direito do trabalho, ética e agricultura satelital de precisão.

A Basf é a décima quarta empresa e integrar o Parceria Rural, que congrega empresas concorrentes no mercado de máquinas e implementos agrícolas com o objetivo de promover a inclusão social através da capacitação profissional.

De acordo com o diretor da Divisão de Produtos para Agricultura da Basf, Maurício Marques, Mato Grosso é um dos principais pólos agrícolas do Brasil. "Nos sentimos muito honrados em poder colaborar com um projeto como este, pois acreditamos na agricultura em Mato Grosso e confiamos na credibilidade do Governo do Estado”, discursou Marques.

O projeto é desenvolvido desde 2003 pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e atende diversos Municípios do Estado. Desde então, já foram capacitados mais de 1,5 mil trabalhadores, em 17 cidades, sendo que mais de 800 foram inseridos no mercado de trabalho. O índice de satisfação é de 97%.

O governador Blairo Maggi destacou que este é o tipo de trabalho que o Governo tem orgulho em mostrar. “De forma simples, estamos provando que a geração de emprego e renda não é algo difícil de se fazer. O compartilhamento de tarefas é uma constante nesta gestão. Estamos fazendo a diferença na vida de centenas de pessoas e a iniciativa privada vem contribuindo por meio da responsabilidade social das empresas”.

Em Rondonópolis, mais uma turma de 123 trabalhadores concluíram o curso e o prefeito da cidade, Adilton Sachetti, complementou a fala do governador e frisou o alto índice de empregabilidade do projeto. “Os trabalhadores saem do curso e não encontram dificuldade em arrumar emprego, devido a carência de mão-de-obra qualificada no campo”.

Segundo a secretária Terezinha Maggi, todo esse trabalho ainda é pouco diante da realidade social do Estado. "Sabemos que já conseguimos mudar a realidade de muitas famílias, mas ainda precisamos do apoio das empresas para dar continuidade ao projeto visando atender um maior número de pessoas e ampliando sempre o conteúdo das aulas. Atualmente falta mão-de-obra especializada para atuar no campo. Profissionais qualificados fortalecem o agronegócio", salientou.

O curso é oferecido para trabalhadores maiores de 18 anos, desempregados, que saibam dirigir e queiram trabalhar no campo. Os aprovados nesse treinamento recebem um certificado e uma carta de recomendação assinada pelo governador Blairo Maggi e pela secretária Terezinha Maggi.

PRESTAÇÃO DE CONTAS – Após a assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Estado e a Basf, a secretária Terezinha Maggi presenteou todos os representantes das empresas parceiras no projeto com um relatório que contem um balanço das atividade do Parceria Rural desde o início. Além do material impresso, também foi entregue um DVD, com depoimentos dos alunos qualificados, dos empregadores e demais informações do projeto.

São parceiros do Governo na qualificação de trabalhadores rurais as empresas Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, Jonh Deere, Dymak, AD – Agricultura Satelital de Precisão e agora a Basf. As multinacionais são responsáveis pelo fornecimento das máquinas, dos instrutores e da alimentação dos treinados. Além destes, também são parceiros os Sindicatos Rurais, as Prefeituras, a DRT, o INSS, a Empaer, o Sine e o Conselho Estadual do Trabalho.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344917/visualizar/