Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 09:35

    Imprimir


O prefeito Júlio César Ladeia informou que aldeias do Povo Paresí foram visitadas pelo presidente Nacional da Fundação Nacional do Ìndio - Funai, Mércio Pereira Gomes. Segundo ele, os índios da região são respeitados pelo Governo Municipal. Duas inaugurações marcaram o ano, sendo a Casa da Cultura Indígena Haliti Hanã e o Centro Municipal de Educação Aldeia Formoso

O emprenho do Poder Público em estar presente nas comunidades indígenas chegou a ser elogiado pelo administrador da FUNAI em Tangará da Serra, Rony Walter Azoinayce.Mas a geração de empregos também passa pelo turismo indígena, pelo incentivo à preservação ambiental e pelo apoio à cultura indígena.

A Casa da Cultura Indígena representa a valorização dos índios. No local serão realizadas as festividades tradicionais, cultos sagrados e projetos culturais para a confecção de artesanato indígena, cultura de cerâmica e resgate do repertório de cânticos do Povo Paresí.

As reservas indígenas ocupam 53% do território do Município e garante a preservação da maior parte do patrimônio natural de Tangará da Serra. As belezas naturais existentes nesta vastidão de terras, somadas à cultura indígena representam um dos maiores potenciais turísticos do Município, que precisa ser explorado como forma de estimular os índios a permanecerem na terra, melhorar a qualidade de vida do Povo Indígena, e gerar uma movimentação econômica importante para a cidade.

DIA DO ÍNDIO

Incentivadas pelo Poder Público Municipal, as comunidades indígenas estão comemorando o Dia do Índio na Aldeia do Rio Verde. O evento foi idealizado pelos professores da Escola Municipal Indígena Zozoiterô. Através de atividades esportivas, folclóricas e culturais, os índios revivem suas histórias, preservam sua cultura e comemoram a data especial.

Durante todo o dia de terça-feira (19) as comunidades indígenas, alunos, e professores estarão reunidos em uma grande festividade. Além de jogos, eles realizam competições de arco e flecha, jogos de cabeça-bol, danças indígenas, músicas tradicionais e religiosas indígenas, e atividades interdisciplinares.

“Pela primeira vez o Município estimula os povos indígenas a comemorarem o Dia do Índio. O que está acontecendo na Aldeia do Rio Verde é um exemplo a ser seguido em outros anos”, afirmou a coordenadora das Escolas Indígenas, professora Tânia Vasseli Damasceno.

O principal objetivo do encontro cultural é resgatar os valores do Povo Indígena. “Os mais velhos ficam impressionados com a valorização e satisfeitos em ver que os mais jovens estão aprendendo na comunidade escolar a manter e cultivar as tradições e os valores repassados pelos seus ancestrais, pelo seu Povo”, avalia a professora.





Fonte: Agência de Notícias/AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345010/visualizar/