Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2005 às 16:33
Por: Vanessa Stelzer

    Imprimir


A confiança do consumidor da região metropolitana de São Paulo diminuiu em abril, no segundo mês consecutivo de piora do humor em relação ao presente e ao futuro, por conta das altas de juros e de menores perspectivas sobre renda e emprego. O índice da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) recuou 3 por cento, para 141,9 pontos. Em março, a queda havia sido de 0,6 por cento, para 146,4 pontos.

O indicador varia em uma escala de 0 a 200, sendo que leitura acima de 100 indica otimismo.

Segundo a Fecomercio, a queda reflete a redução das perspectivas quanto à melhoria dos indicadores de renda e emprego.

"Além disso, os consumidores manifestam uma preocupação maior com o fato de que as sucessivas elevações da Selic e os recentes repiques inflacionários venham a afetar ainda mais sua renda e, consequentemente, sua capacidade de honrar os compromissos financeiros", apontou a entidade em comunicado.

O componente de condições econômicas atuais teve baixa de 4,1 por cento em abril, para 121,4 pontos. O de expectativas caiu 2,4 por cento, para 155,6 pontos.

A Fecomercio acrescentou que o comportamento da confiança do consumidor vai depender à frente "da capacidade da política econômica em gerar resultados mais concretos para o consumidor".

"Há uma expectativa também de que, com o aumento do salário mínimo, ocorra uma melhoria momentânea no otimismo."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345250/visualizar/