Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2005 às 14:25
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá lançam no próximo dia 28 de abril, às 9h da manhã, na sede do Projeto de Atenção à Saúde do Idoso (PASI), localizada na Policlínica do Planalto (avenida dos Trabalhadores, s/nº), a Campanha de Vacinação do Idoso. Em Mato Grosso, a campanha terá como tema "Venha vacinar e viva melhor". O dia "D" da vacinação é 30 de abril.

O lançamento da campanha terá a participação de mais de 750 idosos que são assistidos pelo Pasi, e que receberão a vacina. Haverá a apresentação de danças como siriri e cururu.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Saúde Coletiva (Susac), Beatriz Alves de Castro Soares, o objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas que têm 60 anos ou mais da importância de se vacinar contra a gripe. Neste ano, a meta da Saúde é imunizar contra o vírus influenza 157 mil idosos, sendo 30.259 em Cuiabá e 12.528 em Várzea Grande. Em todo o Estado, serão montados 1.257 postos de vacinação.

Conforme Beatriz de Castro, as 157 mil doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde já foram distribuídas às Secretarias Municipais de Saúde, que já têm as suas estratégias de vacinação montadas. Também foram distribuídos 20 mil cartazes e 50 mil folders sobre a importância da vacinação aos municípios. Para a realização da campanha, o Governo Federal repassou, Fundo a Fundo, R$ 55 mil aos municípios. Além disso, entre pessoal e combustível, a Secretaria de Estado de Saúde, em cooperação técnica com os municípios, está investindo outros R$ 46,6 mil.

Beatriz Castro explica que a aplicação da vacina contra gripe tem que ser no outono, devido a temporada da gripe que chega junto com o inverno. A duração da imunidade é de um ano, pois o vírus da gripe muda de ano para ano. Por isso, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a composição da vacina também muda anualmente.

Vale lembrar ainda que a vacina contra gripe é de graça e não faz mal nenhum. A dose diminui o risco de outras doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte. Outro detalhe importante é que a vacina não provoca gripe, quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina ou é apenas um resfriado, assim como raramente provoca reações, sendo que algumas pessoas podem apresentar sintomas leves alérgicos e que desaparecem entre 24 e 48 horas. Não podem vacinar as pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e a proteínas do ovo.

O QUE É – A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clínicas graves e complicadas. O vírus influenza é disseminado pelas vias respiratórias, pela qual os indivíduos infectados os transmitem por meio de gotículas: ao falar, espirrar ou tossir. O período de incubação após o contágio varia de um a quatro dias após a transmissão.

A forma e a gravidade da gripe variam muito. O início é abrupto, com sintomas clínicos sistêmicos como febre alta, calafrios, mialgia, cefaléia e mal estar. À medida que os sintomas clínicos diminuem, os respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal predominam, durando poucos dias, exceto em casos que complicam . Algumas das complicações severas da gripe são: pneumonia e bronquite. No país, a freqüência de complicações da gripe na faixa etária de 60 a 69 anos é de 40%, percentual que aumenta para 80% a partir dos 70 anos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345281/visualizar/