Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2005 às 13:50
Por: Silva Diniz

    Imprimir


São Luís - Trabalhos confeccionados por índios do Maranhão e de outros estados brasileiros estão em exposição na galeria cultural da Central de Serviços Turísticos da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). A mostra é alusiva ao Dia do Índio, comemorado nesta terça-feira, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 14 horas.

São 54 trabalhos confeccionados por diversas tribos do Maranhão, entre as quais Urubu-Kaapó,Tembé, Guajajara, Canelas, de cidades como Grajaú, Barra do Corda e Arame. Também podem ser apreciados trabalhos das tribos Wai-Wai, Kuikuro, Xavante, Kamayurá, Xerente e Karajá, vindos de estados como Pará, Tocantins e Mato Grosso.

Para produzir as peças, os índios usaram como matéria-prima a fibra da palmeira, coco e principalmente o de buriti, além de resinas naturais como o jenipapo, para colorir as peças.

A exposição mostra utensílios domésticos (cuias, cestos e peneiras), instrumentos musicais utilizados em rituais e armas de caça e guerra (lanças, bordunas, arco e flecha), artefatos usados no cotidiano dos índios, além de vestimentas como saias de palha e adereços.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345301/visualizar/