Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2005 às 12:50
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Como parte da política de fomentar atividades econômicas que possam garantir a geração de emprego e renda no município, a Prefeitura de Nova Marilândia, através da Secretária de Ação Social, está concentrando esforços na instalação da Fabrica de Bolsas Artesanais, projeto idealizado por mulheres, com a criação da Associação de Mulheres Couração de Nova Marilândia, que iniciou com cerca de 30, e hoje, depois de uma seleção, é formada por 06 mulheres, que trabalham na confecção de bolsas de todos os modelos, já comercializadas na região.

De acordo com a Presidente da Associação Mulheres de Couração, Silvia Mafa, o desejo de se organizarem , nasceu após participarem de um curso oferecido pela Setec – Secretaria de Trabalho Emprego e Cidadania de MT. Mafa ressaltou que a instalação da fabrica e a organização da associação, só foi possível graças ao apoio da prefeitura e da Ação Social do município. “O apoio do município foi muito importante para a consolidação do projeto, sem falar na ajuda que recebemos na comercialização dos produtos que estamos fabricando aqui” destacou a presidente.

Usando recursos do Micro – Crédito, do Governo do Estado de MT, elas adquiriram material em Goiânia, para dar inicio as atividades. As 08 máquinas usadas para a costura das bolsas, foram presenteadas pela Deputada Federal, Celcita Pinheiro e a Primeira Dama do município, Marli Becker.

Ainda de acordo com ele, no inicio todas as integrantes recolhiam uma pequena contribuição mensal para custear as despesas da associação, hoje já com as encomendas recebidas, está sendo possível, obter um lucro médio de R$ 300 reais para cada associada.

Além de todo o apoio logístico, o município cedeu o prédio, onde funcionava a antiga Câmara Municipal de Vereadores, para instalação e funcionamento da fabrica.

Professora aposentada, Maria Lima, 53 anos, disse que está otimista com a iniciativa que serve inclusive para tirar o stress ocasionado com sua aposentadoria. “Estava stressada, de ficar em casa sem fazer nada, agora encontrei uma nova atividade, que me recolocou no mercado de trabalho. Estou me sentido ótima e estou otimista com esse trabalho” disse ela.

Silvia Santos, 38, trabalha de manhã no colégio da cidade e à tarde, confecciona as bolsas, na associação, da qual ainda faz parte da diretoria administrativa. “No inicio tive medo, mas agora mergulhamos de cabeça e estamos obtendo ótimos resultados, ta até rendendo lucro” salientou ela.

A Secretária de Ação Social e Primeira Dama, Marli Becker, disse que o município está oferecendo todo o apoio necessário para a consolidação do que pode ser uma nova atividade econômica local, dentro do objetivo do governo municipal, de criar frentes de trabalho, capazes de diversificar a economia, gerando emprego e renda. “O objetivo do prefeito, Cidinho, é fomentar e economia local, depois da avicultura, o carro chefe, estamos buscando diversificar a economia, e a fabricação de bolsas artesanais de qualidade é nossa nova alternativa, estamos apostando e as mulheres estão entusiasmadas” afirmou Marli Becker.

A AMM – Associação Matogrossense dos Municípios, acaba de encomendar, cerca de 500 bolsas de nylon, que estão sendo confeccionadas, e serão distribuídas num dos próximos eventos da entidade.




Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345321/visualizar/