Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2005 às 10:37
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Revelar a cultura e a arte do Povo Bororo, primeiros habitantes da região sul mato-grossense, e render homenagens a todas as comunidades indígenas brasileiras pelo “Dia do Índio”, comemorados neste dia 19. Este é o objetivo da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Rondonópolis que abriu a Exposição de Artesanato Indígena, no Centro Cultural José Sobrinho. A exposição reúne trabalhos artesanais das aldeias Tadarimana, em Rondonópolis e Merure, no município de General Carneiro, além de acervos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e colecionadores que preservam a cultura e memória do povo indígena.

Leonida Maria Akiri Kurireudo e a filha Idalina Ikuiê Megerako, da aldeia Merure, destacaram a importância da iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, na solenidade de abertura de exposição que reuniu alunos da rede municipal e estadual de ensino, na manhã da quarta-feira. “È importante porque aí chega aos conhecimentos das pessoas brancas e ficam sabendo que nós existimos. Agora estão escutando e vendo o povo da etinia Bororo”, avaliou Leonida.

A administração municipal comandada pelo prefeito Adilton Domingos Sachetti, assegurou o secretário Renato Marcelino Dolce de Souza, “está empenhada em resgatar e apoiar a cultura indígena em Rondonópolis”. “O prefeito Adilton Sachetti entende, a exemplo do Governo do Estado, que é importante valorizarmos a cultura indígena e dar total apoio às comunidades locais”, acrescentou.

O coordenador de Cultura do Município, professor Jovam Vilela, lembrou que o projeto da exposição conta com a parceria da Secretaria de Educação do Município e tem como proposta maior lembrar principalmente, os povos indígenas mais próximos que são os Bororos. Jovam Vilela lembrou ainda que uma outra exposição dedicada ao povo indígena acontece paralelamente, nas dependências do Rondon Plaza Shopping e conta com acervo do Museu Merure.

O secretário de Educação do Município, professor Javert Melo Vieira, destacou a preocupação com a educação indígena durante a solenidade de abertura da exposição. Afirmando ter constatado as dificuldades de manutenção das escolas indígenas na visita às aldeias da região, no início do ano, Javert Vieira defendeu que é necessário melhorar a estrutura das escolas e oferecer qualificação para os professores que são membros das próprias comunidades.

Javert Vieira anunciou a construção de três escolas junto às aldeias. A arquitetura das escolas, assegurou Javert Vieira, será de acordo com a cultura do povo indígena. “A Secretaria está preocupada com a educação indígena. Temos mediadores trabalhando nessa direção”, afirmou.

Alunos da Escola Estadual Antônio Guimarães Balbino e a Escola Municipal Gisélio da Nóbrega, localizada na Vila Mamed, participaram da abertura da exposição e se mostraram encantados com a arte desenvolvida pelas comunidades indígenas.





Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345363/visualizar/