Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 14:53

    Imprimir


Pescadores de vários Estados participaram do Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso, e do Festival de Pesca de Barra do Bugres (168 km à Médio-Norte da Capital). Ao todo, 117 equipes disputaram a melhor pescaria, no encontro dos rios Bugres e Paraguai, com um público de cerca de 10 mil pessoas

Entre as equipes participantes, pessoas que vieram dos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Das equipes mato-grossenses, pescadores amadores que percorreram até 950 km - como o caso dos participantes de Nova Xavantina, no Vale do Araguaia, e de outros Municípios, como Porto Esperidião, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Denise e Arenapólis. "Achei bom o campeonato. É um incentivo para que possamos conhecer melhor outras cidades", disse o motorista Márcio Donizete Antunes, da cidade de São José do Rio Claro (Médio-Norte). "Estou achando emocionante. É a primeira vez que participo. Um grupo de amigos meus me convidou e resolvi vir", contou.

Segundo o motorista, ele já conhecia a cidade de Barra do Bugres de passagem, a trabalho. "Não conhecia o rio, o lugar. É a primeira vez que venho pescar aqui", informou.

Promover o crescimento do turismo interno é um dos objetivos do Campeonato Estadual, que pretende também instituir a pesca esportiva no Estado e, ao mesmo tempo, promover ações de preservação ambiental. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, em parceria com Prefeituras e empresários.

TROFÉU - Pescador exibe pacu, um dos peixes permitidos para pesca, na abertura do 2º Campeonato Estadual, em Barra do Bugres "A razão do campeonato é beneficiar os Municípios que já tenham evento de pesca esportiva em seu calendário. E a nossa função é disciplinar, ajudar na organização e, principalmente, contribuir para fomentar o turismo interno", disse a secretária de Estado de Desenvolvimento de Turismo, Yêda Marli de Assis, que abriu oficialmente o 11º FestBugres, evento que contou como a primeira etapa do 2º CEP.

No segundo ano da competição, o número de cidades participantes saltou de 14 para 21. São Municípios integrantes no circuito. "Fizemos uma avaliação com os Municípios e eles acharam positivo o primeiro ano da competição, demonstrando interesse na continuação", disse Yêda.

A secretária de Turismo elogiou a organização do festival. "Houve uma evolução muito grande na organização", comentou. Entre as novidades a que a secretária se refere está a marcação das embarcações com bóias, fixando os locais das equipes. "Os pontos foram definidos por sorteio. Os participantes não podem deslocar do lugar sem autorização dos fiscais", disse o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Eulálio Farias de Carvalho. Ele explicou que a medida confere mais credibilidade à prova.

O prefeito de Barra do Bugres, Aniceto de Campos Miranda (PT), acredita que o fato de o festival regional de pesca do Município integrar o circuito estadual do 2º CEP é um estímulo para equipes de outras cidades e Estados participarem da competição. "O Campeonato Estadual de Pesca está lançando a nossa cidade para Mato Grosso e para o Brasi", disse.

De acordo com o prefeito, Barra do Bugres começa a planejar a melhoria de estrutura para o fortalecimento do turismo local. "Estamos começando a engatinhar no turismo. No Município passa o rio Paraguai, que integra a Bacia do Alto Paraguai, importante para a integração dos países do Cone Sul", informou. "Temos potencial, o que estamos aprendendo com a Sedtur é embalar esse produto, junto aos empresários do setor, para a exploração do turismo sustentável", completou.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345533/visualizar/