Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 09:31

    Imprimir


A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul determinou a retirada de três marcas de palmito em conserva dos supermercados e lojas do Estado. O motivo são dois casos suspeitos de botulismo registrados em Porto Alegre, possivelmente causados pela ingestão do alimento.

Segundo comunicado divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, foram apreendidas as conservas de palmito de pupunha das marcas Luana, Anela e Golden Palm. O órgão recomenda que a população não consuma o produtos detas fábricas. Recomenda, ainda, que todo palmito a ser ingerido seja fervido por pelo menos dez minutos.

Uma das vítimas, segundo o governo do Rio Grande do Sul, encontra-se em coma. O botulismo é causada pelo Clostridium botulinum, bacilo produtor de toxinas que afetam o sistema nervoso.

A doença, mortal, se caracteriza por paralisia e outros sintomas neurológicos (visão dupla, boca seca, dificuldade para engolir, dificuldade para falar, fraqueza muscular progressiva, podendo chegar a paralisia respiratória). O tratamento é feito com antibióticos e soro específico.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345635/visualizar/