Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 13:09
Por: CARLOS MARTINS

    Imprimir


Cinqüenta e um dias após o regresso da Expedição Internacional – Estradeiro 4, a noite de quinta-feira (14.04) marcou o reencontro de integrantes da comitiva que percorreu entre os dias 12 e 22 de fevereiro a Bolívia, Peru e Chile. O encontro foi em Várzea Grande na chácara do reitor da Unic (Universidade de Cuiabá), Altamiro Galindo, um dos 120 participantes da expedição que teve a missão de buscar a integração entre Mato Grosso e os países andinos. Durante a confraternização houve a entrega de certificados, assinados pelo governador Blairo Maggi, em reconhecimento à participação de cada um na expedição que em onze dias percorreu 5.540 quilômetros.

Antes do jantar servido aos membros da comitiva que puderam comparecer (dentre os quais marcaram presença empresários, dirigentes de entidades, secretários de Estado, deputados, jornalistas e o pessoal de apoio e segurança), o encontro reservou um momento especial com um show da dupla Nico & Lau. Também a convite do secretário de Cultura, João Carlos Ferreira, se apresentou o grupo Choro e Serestas, com Zied Coutinho e Moisés Martins, juntamente com o Grupo Sarau Cuiabano.

O líder da comitiva, governador Blairo Maggi, foi representado pelo secretário Joaquim Sucena (Casa Civil). Maggi não pôde comparecer, pois juntamente com a primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi e o secretário Cloves Vetoratto (Projetos Estratégicos) seguiram para a Bahia onde o governador participa de um fórum empresarial que terá as presenças de governadores, ministros de Estado e empresários. O anfitrião do encontro, reitor Altamiro Galindo, disse que um dia antes esteve com o governador e ele lamentou não poder estar presente. “Foi uma viagem inesquecível, que ficará para sempre na lembrança”, disse o reitor, que destacou a perfeita organização da expedição que permitiu que tudo transcorresse como o planejado.

A expedição, que já teve os primeiros desdobramentos com a realização do Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal entre 2 e 4 de março, em Cuiabá, começa a produzir resultados, conforme anunciou o secretário Luiz Antonio Pagot durante o encontro. Na passagem do Estradeiro pela Bolívia, a pequena comunidade de São Vicente da Fronteira (a 120 km de San Ignácio), onde vivem cem famílias, pediu ao governador que ajudasse para que a energia elétrica chegasse até aquele povoado que faz divisa com Vila Bela da Santíssima Trindade. E, conforme Pagot informou, a Cemat já está realizando estudos para que a linha de energia, que hoje está em Destacamento Fortuna (78 km distante de São Vicente) chegue até o povoado.

Pagot informou, ainda, que até o mês de setembro diversas atividades serão realizadas para estreitar ainda mais as relações e fomentar a integração com nossos vizinhos. Já no próximo dia 29, está marcado para Cáceres um Workshop que vai debater a “Carta de Cuiabá” assinada em março durante o seminário. A via navegável do Rio Paraguai e as Vantagens Competitivas do Porto de Cáceres estarão em discussão. Nos próximos meses serão realizados ainda encontros em Cuiabá, Brasília (Congresso Nacional), Assunção (Paraguai) culminando com um grande encontro previsto para setembro em Santa Cruz de la Sierra. Na oportunidade, numa segunda edição do seminário, serão avaliados os resultados dos compromissos assumidos por empresários, Governo de Mato Grosso e governos regionais da Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai na “Carta de Cuiabá”.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346429/visualizar/