Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 19:37

    Imprimir


“História Sem Fim... do Rio Paraguai”, é o curta metragem que participará pela primeira vez de uma mostra competitiva num festival de cinema brasileiro. O curta mato-grossense foi selecionado para o CINE PE Festival do Audiovisual que acontecerá em Recife/PE. O filme destaca o roteiro de Cáceres até Corumbá/MS.

O filme, selecionado com outras 31 produções, num universo de 104 inscritos, será apresentado no Cine Teatro Guararapes na noite da próxima quinta feira, 14 de abril. Segundo os organizadores do CINE PE, 2.500 pessoas acompanham diariamente as sessões de cinema no Centro de Convenções.

Para a diretora do documentário, poder participar de um evento deste porte dá uma visibilidade única à produção cinematográfica de Mato Grosso. “Os 32 curtas que participam do CINE PE apresentam um panorama bastante amplo da produção nacional, 12 estados estarão representados na mostra competitiva”, analisa Valéria del Cueto, lembrando que percorreu um longo e desgastante caminho entre o nascimento do projeto, em 1997, as filmagens realizadas no Rio Paraguai, entre Cáceres e Corumbá, em 1999 e a finalização do curta em 2004.

“O projeto foi viabilizado através da Lei do Audiovisual e tivemos que seguir um procedimento inédito para o cinema de Mato Grosso. Abrimos na época uma picada que espero, em breve, possa se transformar numa rodovia muito movimentada, com a produção cinematográfica do estado tornando-se cada vez mais consistente”.

O filme, rodado em S16mm, foi finalizado em 35mm e tem som dolby, para poder expressar o mais fielmente possível o ambiente do Pantanal. Jayme del Cueto, produtor executivo do documentário, destaca que até agora o filme foi projetado numa tela de cinema uma única vez, no seu lançamento no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, em dezembro de 2004, numa mostra paralela. “Participar de uma competitiva, com 2.500 pessoas assistindo ao trabalho é muito diferente”, explicou Jayme, que esteve em outras edições do CINE PE e conhece o calor do público pernambucano.





Fonte: Agência de Notícias/AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346877/visualizar/