Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 16:30
Por: Priscilla Mazenotti

    Imprimir


Brasília - As pessoas portadoras de deficiência terão seus direitos, necessidades e problemas discutidos durante a 1ª Conferência Nacional do Direito das Pessoas Portadoras de Deficiência, em maio de 2006. A expectativa é que o evento elabore medidas e recomendações ao governo.

"O Fórum vai reunir portadores de todas as deficiências para debater suas peculiaridades, especificidades, necessidades, e soluções para os seus problemas. E, dali, nós esperamos que saiam soluções ou recomendações ao governo para tomar medidas tem que resolver, senão no todo – que é uma utopia –, mas a grande parte dos problemas", afirmou o presidente da Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Adilson Ventura.

Ele ressaltou que, apesar de ser tema recente no Brasil, o debate sobre os direitos das pessoas com deficiência precisa se tornar parte da sociedade. "É preciso que se saiba que as pessoas com deficiência existem, que não é uma coisa só do outro lado da calçada, do vizinho, mas que pode estar dentro da nossa casa, dentro da nossa família. As pessoas só se dão conta disso quando tem o problema próximo. São 25 milhões de deficientes e tem muita gente que está à margem da sociedade ainda".

O Conade é um órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O planejamento estratégico do conselho para 2005/2006 começou a ser discutido no último domingo (10), em Brasília. Participaram das discussões conselheiros titulares e suplentes do Conade e representantes da sociedade civil.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346942/visualizar/