Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 10:33
Por: AMANDA FREITAS

    Imprimir


O Consórcio Inter-Municipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), já instituído nos Municípios que compõe a Baixada Cuiabana, começa a reunir projetos viáveis para serem implantados de acordo com as diferentes realidades dos nove municípios (Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento).

Segundo a secretária-adjunta de Projetos Estratégicos da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Neide Mendonça, o Consad já desenvolveu um projeto de agregação de valor a produção, através da Agro-industrialização. O projeto foi aprovado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e assinado pelo governador Blairo Maggi, aguardando somente a formalização do convênio.

“Esse projeto visa à agregação de valor a produtos primários da fruticultura (manga e caju), cana de açúcar (doces, rapaduras, açúcar mascavo e outros) e pescado da região da Baixada Cuiabana. A região que abrange o Consad Baixada Cuiabana apresenta relevante produção desses produtos, que podem ser comercializados de forma “in-natura”, ou ainda por meio de beneficiamento, se transformados em alimentos processados como frutas-passa, frutas desidratadas, barra de cereais, geléias, doces, frutas em calda e cristalizadas, peixe de baixo valor beneficiados e enriquecidos e rapaduras”, salientou Neide Mendonça.

A meta é atender 1 mil agricultores familiares de comunidades rurais, assentamentos dos Municípios do Consad, inclusive famílias afro-descendentes de comunidades quilombolas incluídos no Consórcio, como a comunidade de Mimoso, em Santo Antonio de Leverger, que conta com cerca de 40 famílias.

O território do Consórcio, onde será implementado o projeto, é composto por mais de 12 mil famílias de agricultores familiares. Conforme classificação do INCRA/FAO, por meio do Censo Agropecuário 1995/1996, mais de três mil famílias são de baixa renda e mais de seis mil não possuem renda alguma. Atualmente, no território, 10.677 famílias são atendidas pelo programa Bolsa Família, do Governo Federal.

O projeto do Governo de Mato Grosso tem apoio das Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), de Desenvolvimento Rural (Seder) e Empaer.

Durante assembléia realizada no município de Nossa Senhora do Livramento, no começa de abril, tomaram posse o presidente do Consórcio, Washington Miguel Peres Mansor (da Associação dos Empresários do Grande Tijucal – AEGRATI de Cuiabá), o vice-presidente, Nélio Jorge de Almeida (da União Poconeana das Associações de Moradores de Poconé – UPAM) e a secretária, Dalete Soares da Silva (do Centro de Direitos Humanos - CDHJBB de Várzea Grande). Na mesma ocasião Também foram constituídos membros da comissão executiva e do conselho fiscal do Consad.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347094/visualizar/