Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Abril de 2005 às 18:00
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Com o objetivo de alertar a população quanto à prevenção de acidentes com animais peçonhentos e sobre os primeiros socorros que devem ser prestados no caso de incidentes, a Gerência de Ofiologia da Secretaria Estadual de Saúde está realizando uma exposição no Ganha Tempo, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec).

A exposição, que começou nessa segunda-feira (11.04) e irá se estender até a próxima sexta (15.04), conta com diversas espécies de serpentes, como cascavéis, jararacas, jibóias, salamantas e caninanas.

Segundo a gerente de ofiologia, Márcia Alves Brito, só nesse primeiro trimestre de 2005 já foram registrados mais de 250 incidentes com cobras em todo o estado. “A maioria são incidentes leves e moderados, mas é preciso que as pessoas tomem cuidado”, afirmou a gerente.

Márcia explicou que a gravidade do incidente depende do local da picada, da quantidade de veneno injetado e dos sintomas desenvolvidos pela vítima. “A pessoa que foi picada deve se movimentar o menos possível para não favorecer a absorção do veneno. Além disso, não deve ser feito o chamado torniquete, pois ele impede a circulação do sangue, podendo causar gangrena ou necrose”, alertou a gerente.

“Eu nunca tive a oportunidade de ver um bicho desses de perto, não sabia nem qual que eram as venenosas”, disse a dona de casa Marlize Sobrinho. “Agora além de saber quais podem levar a morte, sei o que fazer se caso eu ou alguém da minha família for picado”, completou a dona de casa.

O único tratamento para mordidas de serpentes peçonhentas é o soro antiofídico e o atendimento em Cuiabá é realizado no Centro de Informação Antiveneno (CIAVE), situado no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Qualquer cidadão que encontrar uma serpente pode entrar em contato com a gerência pelo telefone 661-3559 ou procurar o local, de segunda à sábado, das 08 às 17h, na Avenida Adauto Botelho S/Nº no bairro Coxipó/Parque da Saúde, Cuiabá-MT.

GANHA TEMPO – Desde sua inauguração, em 2003, o órgão disponibiliza seu espaço para a realização de exposições, campanhas preventivas e atividades culturais. “O fluxo de pessoas que passa por aqui diariamente é muito grande e está sendo aproveitado em prol da própria população”, afirmou a superintendente do Programa, Josi Tomasi.

No Ganha Tempo, o usuário encontra mais de 151 serviços, prestados por 21 parceiros. Entre eles estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Cepromat, Detran, Fesp (Fundo Estadual de Segurança Pública), Coordenadoria de Identificação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Lotérica, INSS, Procon, Rede Cemat e Banco Coopercem, Sanecap, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Estado de Saúde, MT Saúde, Sine, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, serviços de xerox, foto e lanchonete.

O horário de atendimento do Ganha Tempo é das 7h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira e das 7h30 às 13h, aos sábados.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347222/visualizar/