Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Abril de 2005 às 09:10

    Imprimir


Brasília - O estado de Goiás recebe hoje (12) o seu décimo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do programa Brasil Sorridente, a política nacional de saúde bucal. A nova unidade, no município de Itumbiara, será inaugurada às 9 horas pelo coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca. Além do CEO em Itumbiara, a população de Goiás tem centros de Especialidades Odontológicas em Anápolis, Formosa, Goiânia (dois centros), Jataí, Luziânia, Planaltina de Goiás, Rio Verde e Uruaçu.

Para integrar o Brasil Sorridente, cada centro de especialidades oferece à população cirurgia oral e atendimento a pessoas com necessidades especiais, como pacientes com doenças sexualmente transmissíveis e aids (DST/Aids). Nas unidades, a população também pode fazer gratuitamente tratamento de canal (endodontia) e de doenças da gengiva (periodontia).

No Brasil, apenas dois em cada dez adultos têm gengivas sadias. No caso dos idosos, a situação é mais grave: mais de 90% precisam do tratamento de periodontia. Os dados são do SB Brasil, o mais completo levantamento sobre saúde bucal, concluído em março de 2004.

Os centros também oferecem diagnóstico oral, com ênfase na identificação do câncer de boca. A doença pode ser tratada com sucesso, mas em 65% dos casos é identificada já em fases mais avançadas. A cada ano, cerca de 3 mil pessoas morrem no Brasil por câncer de boca. Trinta milhões de brasileiros nunca foram ao dentista.

Com o centro de Especialidades de Itumbiara, chega a 128 o número de unidades que oferecem tratamento odontológico especializado na rede pública em 78 municípios de 21 estados brasileiros e o Distrito Federal. Até o final de 2005, serão 400 unidades em todo o país. O Ministério da Saúde está investindo R$ 1,3 bilhão até dezembro de 2006 na política nacional de saúde bucal.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347354/visualizar/