Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 23:04

    Imprimir


O sistema de bilhetagem eletrônica, que substitui os passes e vales-transportes por cartões recarregáveis, vai começar a funcionar na segunda-feira, "A bilhetagem é bastante simples, vai modernizar o transporte coletivo da Capital e otimizar o tempo do usuário dentro do ônibus", disse hoje o secretário municipal de Transportes Urbanos, Emanuel Pinheiro, ressaltando a integração fora dos terminais, de acordo com as linhas, bairros e fluxo.

Além de desafogar os terminais de integração, acrescentou o secretário, o sistema busca a segurança dentro dos veículos, uma vez que diminuirá o uso de dinheiro. Pinheiro ainda informou que os bilhetes eletrônicos já estarão à venda na segunda-feira. Um dos postos de venda será fixado na Praça Bispo Dom José e outro na MTU.

Outro fator importante é que os atuais cobradores permanecerão em seus cargos para fazer a validação dos créditos nos cartões e eventual atendimento aos usuários que optarem por pagar a passagem em dinheiro. "Estamos buscando imprimir sempre mais qualidade ao serviço prestado para proporcionar mais conforto aos usuários", frisou o secretário.

Por outro lado, a bilhetagem eletrônica promete acabar com a discriminação dos beneficiados com a gratuidade. Todos terão seus cartões personalizados e passarão pelas catracas, sem precisar descer pela porta da frente no ponto desejado. No caso dos estudantes, o cartão será personalizado, com as mesmas especificações de linha, período e dias da semana em vigor atualmente.

Quanto às empresas que utilizam o vale-transporte poderão usar o sistema de recarga a bordo, adquirindo os créditos e repassando à MTU a relação de funcionários que deverão recebe-los. Assim, no momento em que apresentar o Cartão Transporte, dentro do ônibus, o funcionário receberá o aviso de que há créditos disponíveis para o seu cartão, recebendo a recarga instantaneamente.

"O sistema ainda oferece mais segurança para o usuário, que será devidamente cadastrado, porque poderá receber seus créditos de volta em caso de furto ou extravio", informa o secretário. Bastará avisar a MTU sobre a perda, e o cartão será bloqueado em até 24 horas, com a restituição dos créditos remanescentes. Após a implantação do sistema, acrescenta o secretário Emanuel Pinheiro, o usuário ainda terá a opção de pagar pela passagem em espécie. Os passes e vales em papel, porém, serão abolidos depois de um determinado período de transição.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348093/visualizar/