Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 21:20
Por: Lana Cristina

    Imprimir


Brasília - O ensino fundamental, da 1ª a 4ª séries, é praticamente universalizado nos assentamentos da reforma agrária. Foi o que apontou pesquisa concluída neste mês, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O atendimento de alunos de 7 a 10 anos atinge a 95,7% das crianças, e quase todas freqüentam série adequada à idade. O índice é equivalente ao da média nacional, avaliou o presidente do Inep, Eliezer Pacheco.

A oferta e a adequação, no entanto, diminuem a partir da 5ª série e os índices são mais baixos ainda no ensino médio. Estão na escola 94% das crianças na faixa etária de 11 a 14 anos. No entanto, só 45% delas estão cursando de 5ª a 8ª séries, o que seria o ideal para a faixa. Na faixa etária de 15 a 17 anos a situação é mais preocupante. Dos jovens dessa faixa, 76% estudam e, desses, só 17% cursam o ensino médio.

"Essa situação pode ter forte relação com a oferta do ensino nas escolas dos assentamentos", disse a professora Linda Goulart, coordenadora da pesquisa. Enquanto 84,1% das escolas oferecem o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, 26,9% delas ofertam de 5ª a 8ª séries. De um total de 8,679 escolas, só 4,3% têm ensino médio.

Com o nome de Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária (Pnera), o trabalho foi realizado em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O objetivo é levantar dados estatísticos que ajudem na elaboração ou redirecionamento de políticas públicas. Por amostragem, verificou-se que há 524.868 famílias assentadas, o que perfaz uma população de 2,549 milhões de pessoas. São 987.890 estudantes assentados que, em sua maioria, têm aulas no próprio assentamento. E 96% das escolas são públicas.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348130/visualizar/