Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 17:07

    Imprimir


Além dos investimentos em qualificação profissional, a Setec também desenvolveu uma série de projetos em Cuiabá voltados à inclusão social e ao resgate da cidadania das pessoas menos favorecidas. É o caso dos mutirões de cidadania. Ao todo, mais de 30 mil pessoas foram beneficiadas com algum tipo de serviço, desde corte de cabelo, emissão de documentos, atendimento médico, atividades recreativas e de lazer, palestras educativas sobre prevenção à AIDS, drogas e outros temas até shows com artistas regionais do projeto "Viva o seu Bairro".

O projeto "Mutirão de Cidadania" iniciou-se em 2004 e é organizado e coordenado pelo Governo do Estado, pela Setec, Secretaria de Justiça e Segurança Pública e conta com a parceria de várias Secretarias de Estado, INSS e entidades não-governamentais. Os bairros contemplados com os serviços de cidadania foram Jardim Imperial, Três Barras, Pedra 90 e Dr. Fábio II, estes dois últimos foram realizados mutirões já em 2005. Até o final do ano mais oito bairros de Cuiabá receberão os mutirões.

"Sem documento a pessoa não é ninguém, não pode abrir conta em banco, fazer uma compra no crediário, matricular-se na escola, enfim, uma série de benefícios que exigem documentação. Os mutirões servem para aproximar o Governo da população carente, levando a cidadania até a porta da pessoa, pois muitas pessoas não têm condições de ir até o Centro da cidade para tirar um documento", frisou a secretária Terezinha Maggi.

As ações de cidadania promovidas pela Setec para os cuiabanos inclui a distribuição de mais de 47 toneladas de alimentos, que foram entregues à famílias carentes e a 186 entidades assistenciais filantrópicas. Os alimentos foram arrecadados por diversas empresas e órgãos e repassados à Setec para distribuição. O critério adotado para a seleção dos beneficiados é o cadastro único existente na Secretaria.

Os cuiabanos também se mostraram solidários com o Governo do Estado na época do Natal. Durante a Campanha Natal das Crianças somente em Cuiabá a população em conjunto com os empresários arrecadaram 503.248 kg de alimentos, que beneficiaram mais de 14 mil famílias na Grande Cuiabá.

O casamento comunitário que oficializou a união de 228 casais e a campanha de mobilização para o registro civil de nascimento são outras ações de cidadania e inclusão social da Setec para a população cuiabana.

Ainda na área da inclusão social, a Setec investiu em 2004 em ações que beneficiaram crianças e adolescentes. O projeto "Ciranda da Música" busca a integração social deste segmento da sociedade através da promoção à educação e à cultura, utilizando a música como um dos instrumentos. É realizado em parceria com o maestro Leandro Carvalho e funciona em um Centro de Educação Musical e Artística, instalado no bairro Pico do Amor. O projeto é reconhecido como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e atualmente atende 60 crianças e adolescentes com aulas de trombone, trompete, clarinete, flauta transversal, violão, violino e percurssão. Todos estão matriculados na rede estadual de ensino e freqüentando às aulas.

Outro projeto desenvolvido em Cuiabá e que atende jovens que cumprem medida sócio-educativa é o "De dentro pra fora", que utiliza a dança e o teatro como instrumento de ressocialização de adolescentes internos do Centro Sócio-Educativo (ex-Pomeri). No ano passado, 25 reeducandos apresentaram uma peça teatral no Sesc Arsenal que contou com a presença do governador Blairo Maggi e da secretária Terezinha Maggi.

Para 2005 outros 40 internos já trabalham na montagem, produção e encenação de mais uma peça teatral. O Governo do Estado ainda complementa a participação dos adolescentes com o pagamento de uma bolsa auxílio no valor de R$ 100, que é repassado às famílias dos menores. A mãe de um dos internos, a doméstica Maria das Graças Souza, disse que o dinheiro da bolsa irá ajudar a incrementar o orçamento da família. "Acho muito bom que meu filho esteja participando deste projeto, pois assim ele ocupa a cabeça e não pensa besteira. Sem contar que o dinheiro recebido pelo trabalho dele ajudará na hora de trazer as coisas aqui para ele", afirmou a mãe.

REFEIÇÃO A PREÇO POPULAR - Para as pessoas carentes e que não têm condições de pagar por uma refeição balanceada, a Setec inaugurou em junho de 2004 o restaurante comunitário Prato Popular, que funciona nas instalações da Prosol, no Centro de Cuiabá. Com capacidade para atender 300 pessoas diariamente, o restaurante serve refeições balanceadas ao preço de R$ 1. O cardápio inclui arroz, feijão, carne, uma guarnição e um copo de refrigerante, totalizando a média de 1.500 calorias e 20 gramas de proteína. O restaurante funciona das 11h às 13h, de segunda à sexta-feira, e foi implantado graças à parceria com a Coca-Cola e Renosa – Refrigerantes do Noroeste, fabricante local dos refrigerantes, Restaurante Verde Vale, Café Brasileiro e Brasil Telecom. Desde sua inauguração, mais de 45 mil refeições já foram servidas e para ser um dos contemplados a pessoa deve ser cadastrada na Prosol e passar por uma entrevista com as assistentes sociais, para garantir que apenas os carentes sejam contemplados.

INCLUSÃO DIGITAL – Cuiabá foi atendida com quatro unidades de inclusão digital do programa "Mato Grosso Ação Digital", desenvolvido pela Setec em parceria com órgãos governamentais, não-governamentais e empresários da iniciativa privada. As unidades são dotadas de computadores com acesso à internet, editor de texto, planilha eletrônica, jogos educativos e outros recursos necessários à inclusão digital. A população cuiabana pode ter acesso a todos estes recursos de forma gratuita nos endereços: hospital Julio Muller, Ganha Tempo, AACC e Biblioteca Pública Estevão de Mendonça, no Palácio da Instrução.

"Nunca tive acesso a um computador antes. Agora, adoro ficar na internet, principalmente nas salas de bate-papo. Chego a ficar uma hora em frente a tela. Também procuro aprender a mexer em programas de digitação como Word. Acho que isto tem ajudado em meu tratamento. Percebo que a informática ajuda a me distrair quando estou com a defesa baixa e preciso de um local tranqüilo pra ficar", relatou o adolescente em tratamento na AACC, Robson dos Santos de Jesus, de 17 anos.

Para Patrícia Guerra Rodrigues, de 13 anos, a unidade serve para além da distração. "Adoro o computador, principalmente sites de pesquisa. Além da distração, o computador me ajuda a buscar informações sobre a minha doença".

A coordenadora pedagógica da ACC, Ana Lucia Moreira Rodrigues, destaca que o projeto Ação Digital chegou em boa hora. "O computador é o que eles mais gostam aqui. Eles têm duas aulas por semana e usam o micro também para lazer, como jogos interativos. Costumam jogar paciência, enviar e-mails, cartões virtuais, entre outros. Têm alguns pacientes que chegam a pesquisar sobre a própria doença".





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348195/visualizar/