Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 16:30
Por: Sândala Barros

    Imprimir


Macapá - Batedores de açaí reivindicam financiamento para adequar as amassadeiras às normas sanitários exigidas pela secretaria estadual de Saúde. Ontem (6), a secretaria anunciou regras de higiene para o acondicionamento da fruta e preparo do vinho do açaí. Entre as medidas está a lavagem das amassadeiras com o uso do hipoclorito de sódio, que também é utilizado no combate a cólera.

O presidente do Sindicato dos Batedores de Açaí do Amapá, Luiz Miranda, afirma que a entidade possui um projeto que prevê reforma e adaptação das amassadeiras em busca de um padrão de qualidade. "Esse projeto já existe há mais de dois anos, no entanto, nunca foi colocado em prática por falta de verba. Não temos condições de custear a obra e precisamos de apoio, principalmente da secretaria de Saúde".

A confirmação de 29 casos de doença de Chagas em Macapá provocou a queda do consumo da fruta em 50%. Do total de casos, apenas três foram resultado da picada do inseto transmissor da doença. Em relação aos outros 26 casos, há suspeitas de tenham sido ocasionados pela ingestão do açaí.

O secretário estadual de Saúde, Uilton Tavares, concorda com o pedido de liberação de recursos pelo governo estadual. "Vamos propor que a AFAP (Agência de Fomento do Amapá) entre na parceria disponibilizando recursos exclusivamente para os batedores de açaí para que todas as batedeiras funcionem dentro dos padrões exigidos pela vigilância epidemiológica."

O sindicato dos Batedores de Açaí estima que existam pelo menos duas mil amassadeiras em Macapá.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348220/visualizar/