Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 05 de Abril de 2005 às 10:48
Por: João Baumer

    Imprimir


São Paulo, 4 - O Brasil deve colher este ano (2004/05) 53,7 milhões de toneladas de soja, segundo estimativa atualizada a consultoria Céleres, divulgada hoje. O corte sobre a previsão dos consultores em março é de 2,75 milhões de toneladas. A produtividade média nacional foi a 2.363 quilos por hectare, 5% menos que na projeção anterior. A queda na produção também é de 5% sobre a estimativa de março, e corresponde iguais 5% acima da colheita do ano passado.

A confirmação da baixa produtividade nas lavouras do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, justificam a correção da Céleres. Os consultores destacam problemas de qualidade em Mato Grosso, causados por chuva excessiva ou toxicidade (ferrugem), mas alertam que são casos especiais e pontuais.

Mato Grosso, principal Estado produtor, tem colheita estimada em 17,1 milhões de toneladas. O Paraná deverá colher 10,95 milhões de toneladas, Goiás colherá 7,3 milhões de toneladas, e o Rio Grande do Sul deve produzir apenas 3,5 milhões de toneladas, conforme a estatística da Céleres.

Metade da área plantada foi colhida, informa ainda a consultoria, o que mostra a possibilidade de novas alterações nos números sobre a safra. Entre a primeira estimativa da Céleres e a divulgada hoje, a projeção de colheita caiu em 10,5 milhões de toneladas.

Com produção de 53,7 milhões de toneladas, o Brasil deverá esmagar na temporada 30,3 milhões de toneladas do grão, e exportar 21,2 milhões de toneladas. Em março os consultores previam processamento de 31,5 milhões de toneladas e exportação de 22,4 milhões de toneladas.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349045/visualizar/