Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Abril de 2005 às 15:59
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


No último sábado, estiveram reunidos em Juina os alunos do curso de Direito do campus avançado da UFMT, naquela cidade, acompanhados pelo responsável pela cadeira de Direito Penal, Professor Joari, com os juízes Geraldo F. Fidelis Neto, Michel Lotfi, Giovana Pasqual e os serventuários do fórum local.

Na oportunidade, foram ministradas duas palestras, a primeira pelo juiz Geraldo Fidelis, com o tema “Tribunal do Júri” e a segunda pelo magistrado Michel Lotfi, sobre a “Execução Penal”, seguidas pelos debates com os acadêmicos, um almoço de confraternização e atividades esportivas.

Vários advogados prestigiaram o evento e o presidente da subseção da OAB de Juina, Dr. Osvaldo Lopes de Souza, compôs a mesa responsável pelos trabalhos.

Na ocasião, foram homenageados pelo juiz Geraldo Fidelis, Presidente do Tribunal do Júri da Comarca de Juina, os estudantes de Direito Gilson César do Nascimento e Antonio Valdenir Caliari, entregando-lhes suas carteira de participação no Corpo de Jurados do Tribunal do Júri, vindo a assegurar o direito estabelecido pelo art. 437 do Código de Processo Penal.

Tanto o magistrado Geraldo F. Fidelis Neto, quanto o juiz Michel Lotfi foram alunos da UFMT, onde tiveram aulas com o Professor Joari, e se mostraram a vontade com os acadêmicos, respondendo as perguntas que lhes foram dirigidas e, ao final, os estudantes de Direito já quiseram agendar data para nova palestra, agora ministrada pelo juíza Giovana Pasqual, sobre o tema “O direito das crianças e dos adolescentes frente ao sistema penal e processual penal”.

Segundo Geraldo Fidelis, “o encontro dos acadêmicos do curso de Direito da UFMT/Juina com os juizes, advogados e serventuários da Justiça é muito importante para que eles nos conheçam pessoalmente, o que favorecerá a descontração deles quando começarem a freqüentar o ambiente forense. As matérias ministradas, afetas às aulas do Professor Joari, são de grande importância e os alunos de Direito, que são questionadores por sua própria natureza, são provocados a participar do nosso dia-a-dia, retirando as perguntas feitas do plano teórico para o prático, na demonstração do porquê e como funciona o sistema do Tribunal do Júri e as Execuções Penais. Está se formando, assim, mais um elo de ligação entre a Justiça e a sociedade”.

“Encontros como esse são engrandecedores para todas as pessoas que deles participam. É uma troca de informações que vem a colaborar com os estudantes do curso de direito, propiciando-lhes, desde já, alguns aspectos da realidade do mundo jurídico que serão somados aos conhecimentos teóricos que estão recebendo na faculdade. Por outro lado, ao juiz é muito interessante se deparar com os questionamentos e dúvidas lançados pelos alunos, que nessa fase estão ávidos por conhecimento, pois, o magistrado se sente mais estimulado a aperfeiçoar os seus estudos. Sem esquecer também que os servidores do fórum que participaram do evento receberam informações que, por certo, serão úteis no dia-a-dia do trabalho. Parabenizo o professor Joary e o Juiz diretor do foro, Geraldo Fidelis, pela iniciativa e espero que esse seja apenas o primeiro de muitos encontros a serem realizados aqui em Juina e desde já me coloco à disposição para novos temas”, afirmou o juiz Michel Lotfi

O final do encontro foi marcado por uma partida de futebol, onde a equipe do Fórum de Juina, após estar ganhando por 7 a 4, cedeu o empate para os acadêmico de Direito, terminando o jogo em 7 a 7.




Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349188/visualizar/