Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Abril de 2005 às 15:28
Por: Adeildo Lucena

    Imprimir


Durante os meses de janeiro, fevereiro e março o fruto dourado do pequizeiro é motivo de festa e fartura entre sertanejos, indígenas e brancos. Nas pequenas cidades e vilas ou nas cidades grandes como Cuiabá, por exemplo, nesse período, o pequi pode ser encontrado nas ruas centrais onde ambulantes vendem o fruto recém-colhido.

A festa da natureza começa mesmo em janeiro. O ar dos cerrados, das cozinhas e das cidades da região em janeiro recende ao perfume desprendido pela fruta do pequi. E os animais silvestres são os primeiros que se alvoroçam. Depois os homens. Famílias inteiras se deslocam para iniciar a “apanha” do pequi.

O pequi (caryocar brasiliensi), segundo lembra o deputado Mauro Savi (PPS), é considerado a “carne” do cerrado, principalmente pelas famílias interioranas mais carentes, que têm nele fonte de alimentação e de renda. É, ainda, conforme lembra o parlamentar, considerado como afrodisíaco e responsabilizado pela fertilidade sazonal feminina nas regiões de sua ocorrência, inclusive pela cultura indígena.

Baseado nesse e em outros fatores como, por exemplo, a sua larga utilização e consumo na culinária regional, o governador Blairo Maggi sancionou no dia 22 de dezembro de 2004 uma Lei que dispõe sobre a realização da Festa Estadual do Pequi. O projeto de autoria do 2° secretário da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS) institui a realização da festa para o último trimestre de cada ano, na cidade de Nossa Senhora do Livramento, e passa a fazer parte do calendário oficial de eventos turísticos no Estado.

Segsundo explica o deputado Mauro Savi, Nossa Senhora do Livramento é um dos poucos municípios mato-grossenses que possui um cobertura vegetal de cerrado repleto de pequizeiros. “Além do mais por se tratar de um município onde o consumo do Pequi é acentuado, fazendo com isso parte da culinária tradicional do histórico município”, explica Savi.

Ao apresentar a sua proposta no ano passado, Mauro Savi afirmou que a escolha de Livramento é uma forma de homenagear a região e também o município que possui grande quantidade de árvores nativas da fruta. Agora, só falta definir a data para comemorar a Festa Estadual do Pequi em Mato Grosso.

FICHA TÉCNICA DO PEQUIZEIRO

Características da planta: Árvore de até 10 m de altura com tronco tortuoso de casca áspera e rugosa. As folhas pilosas são formadas por 3 folíolos com as bordas recortadas. Flores grandes amarelas que surgem durante os meses de setembro a dezembro.

Fruto: A polpa de coloração amarelo-intensa envolve um caroço duro formado por grande quantidade de pequenos espinhos. Frutifica de laneiro a abril.

chuvosa. Prefere climas quentes sendo ideais as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Desenvolvimento das mudas é lento. Cada planta fornece em média 6 mil frutos ao ano.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349194/visualizar/