Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 12:36
Por: Adriana Gomes

    Imprimir


O tradicional quebra-torto, café-da-manhã reforçado do pantaneiro, foi apresentado neste sábado (02.04), na abertura da programação da XII Festa Internacional do Pantanal, pelo município de Santo Antonio do Leverger. O café foi precedido por apresentação do Grupo Folclórico Unidos da Avenida, que mostrou danças de siriri e cururu.

A secretária de turismo de Santo Antônio, Henriete Inês Albuquerque, explicou que o quebra-torto começa às 5h, pois o pantaneiro levanta muito cedo para tocar o gado e geralmente volta muito tarde. Por isso os homens precisam sair "abastecidos" de casa. Fazem parte do café pratos como Maria Isabel; carne de sol na brasa com jacuba (farinha no leite); bolo de puva; mexerico (espécie de bolo frito); Revirado; cabeça de boi assado ao molho; peixe frito; farofa de torresmo; banana, mandioca e batata fritas; paçoca de carne seca com banana; pixé; queimada (puxa-puxa); cambito (pão) e bolo de fubá. Para beber: leite queimado; mate queimado e, para espantar o frio: pinga!

O café nos dias de hoje já não é mais assim, mas a secretária explica que demonstrar essa tradição é uma forma de preservar a cultura mato-grossense e, com ela, atrair turistas para conhecer os costumes pantaneiros. Quem concorda com essa idéia é a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis. "O mato-grossense não precisa ter vergonha de nada, pois o turista quer ver é isso mesmo! A dança, a cultura, a culinária e até o jeito de falar de nosso povo", enfatizou.

Para ela, a preservação da cultura seja de que região for é muito importante porque o futuro de Mato Grosso passa, com certeza, pelo desenvolvimento do turismo e cultura mato-grossense. "O turismo do Estado passa pelo nosso privilégio de termos toda essa riqueza cultural e ecológica. Mas, sobretudo, nossa maior riqueza é a vida, a alegria e a hospitalidade do povo mato-grossense", completou.

O prefeito Santo Antônio, Faustino Dias Neto, explicou que o objetivo da cidade é mostrar que Leverger tem mais do que carnaval para mostrar e tem condições de atrair todos os tipos de turistas. Dentre estas atrações estão a igreja de Santo Antonio do Leverger, que data de 1890; a Usina de Itaicy, que vem sendo restaurada pelo Governo do Estado para fabricar cachaça tipo exportação e será aberta à visitação. Também o Morro de Santo Antonio, a viola-de-cocho; e a pescaria. A Prefeitura está inclusive elaborando um projeto de Festival de pesca regional e o término do Museu Rondon.

Neto disse que espera que a parte estrutural do Memorial Rondon, a cargo do Governo do Estado, esteja pronta até o fim de 2005 – para que em 2006 já possa ser um ponto de atração de turistas à cidade. "Todos os pertences de Rondon virão para Mimoso, até os restos mortais", completou.

GASTRONOMIA E ARTESANATO – A culinária levergense também será valorizada na cidade. Uma parceria com empresários do setor gastronômico está sendo feita para realizar um evento por mês. Já o artesanato, que pode ser conferido no estande da cidade na Festa do Pantanal, já vem sendo fortalecido numa Feira de Artesanato que ocorre todos os sábados, na frente da Casa do Artesão, como forma de valorizar os artistas e incentivar o crescimento do setor.




Fonte: Assessoria/Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349470/visualizar/