Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 09:18

    Imprimir


A uma semana do aniversário de Cuiabá, a Câmara Municipal deu início às comemorações em homenagem aos 286 anos da capital mato-grossense. Ontem pela manhã, foi realizada uma sessão solene para a entrega da Comenda Dom Francisco de Aquino Corrêa. Cada um dos 19 vereadores teve direito a homenagear uma pessoa.

A semana de comemoração vai contar ainda com exposições, atividades culturais, e, para encerrar, na quinta-feira, 07, será realizada mais uma sessão solene para a entrega de mais honrarias, entre elas, o título de cidadão cuiabano.

Segundo o autor do projeto da Comenda Dom Aquino, vereador Éden Capistrano, a homenagem se justifica porque Dom Aquino “foi um dos mais brilhantes cuiabanos da nossa história”. Para falar sobre a vida do homenageado, o vereador convidou o prefeito Wilson Santos. Além da entrega dos títulos, a cerimônia teve a apresentação do grupo Sarau Cuiabano, performance do artista Romeu Lucialdo que interpretou o personagem Totó Bodega, entre outras apresentações culturais.

Entre os homenageados estão personagens da política estadual, entre eles, o deputado federal Pedro Henry, o prefeito Wilson Santos e o ex-prefeito de Várzea Grande Jaime Campos. Outros agraciados foram: José Eurípedes Leão, Fernando Augusto Latorraca Leite de Campos, Marly Palma Ribeiro, Marta Papazian, Avelino Tavares, coronel Estevão Torquato da Silva, Aníbal Alencastro, Márcio Frederico de Oliveira Dorileo, Maria Ignês França Auad, Jovelina Malheiros, Maurélio de Lima Batista Ribeiro, Carlos Antônio Haddad, e Romeu Benedito Oliveira Lucialdo.

DOM AQUINO - Destacou-se na história por ter conquistado títulos quando jovem. Tornou-se bispo aos 29 anos, foi o mais jovem do mundo. Foi Presidente de Estado do Brasil (hoje o cargo se denomina Governador do Estado), aos 32 anos e o mais jovem arcebispo brasileiro, aos 36 anos. Além disso, foi membro da Academia Mato-grossense e Brasileira de Letras. Nasceu no dia 02 de abril de 1885 e faleceu no ano de 1956.(MR)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349509/visualizar/