Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 07:11
Por: Sandra Hahn

    Imprimir


Porto Alegre, 31 - A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno fez um acordo hoje, durante reunião em Porto Alegre (RS), para a venda dos estoques oficiais de trigo. O consenso entre a câmara, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e a Conab prevê o início dos leilões em 13 de abril para ofertar os estoques existentes em Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

Em 4 de maio, deve começar a venda dos estoques na Região Sul, onde estão armazenadas cerca de 750 mil toneladas, estimou a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro). A idéia é promover leilões semanais, totalizando dez negociações, começando pelos Estados que têm poucos estoques.

Com isso, o governo tem a vantagem de reduzir o custo de carregamento dos estoques e os produtores a de ganharam algumas semanas adicionais para vender o trigo ainda disponível na entressafra, conforme explicaram participantes da câmara setorial. No Rio Grande do Sul, o governo tem 395 mil toneladas armazenadas, lembrou o consultor técnico da FecoAgro, Ricardo Núncio. O volume foi formado em Aquisições do Governo Federal e contratos de opção.

A área a ser cultivada no Rio Grande do Sul na safra 2005 ainda não é consenso entre os integrantes da cadeia produtiva. Um levantamento realizado pela FecoAgro no dia 22 de março indicou queda de 5% a 10% na área a ser destinada ao trigo, mas a liberação de recursos para o custeio de inverno pode modificar esta perspectiva, além da sinalização de apoio na comercialização da safra, ponderou Núncio. Os triticultores gaúchos terão R$ 320 milhões para o custeio de inverno, dos quais 70% financiados com juros controlados, de 8,75% ao ano. Para os agricultores enquadrados no Pronaf, os juros são de 4% ao ano.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349759/visualizar/