Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 31 de Março de 2005 às 13:23
Por: Adriana Gomes

    Imprimir


A Pesca Esportiva, um setor que é, e pode ser ainda mais fortalecido como chamariz de turistas para Mato Grosso, será um dos destaques de amanhã, 1, na XII Festa Internacional do Pantanal. Às 8h30, haverá reunião com os municípios participantes do II Campeonato de Pesca Esportiva de Mato Grosso (2o CEP-MT). Às 9h30, acontece a Reunião do Bureau Brasileiro de Pesca Esportiva e às 19h o presidente do Bureau, Wilson Shin Ichi Katakura, ministra a palestra “A Pesca Esportiva e suas potencialidades em Mato Grosso”.

Dados do Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA), do Ibama, revelam que, a Pesca Esportiva, é o segmento que apresenta o maior crescimento dentro do ecoturismo, com índices em torno de 20% ao ano. Para organizar o setor em prol da Pesca Esportiva é que foi criado em agosto de 2004, o Bureau Brasileiro. Sua missão é congregar operadores e agências de turismo em pesca e promover destinos de pesca esportiva no Brasil e os vender no exterior. Com o apoio e incentivo da Embratur e Ministério do Turismo, o Bureau é um importante órgão do setor no Brasil.

Qualquer operadora e agência de turismo especializada em pesca esportiva pode fazer parte do Bureau. “Como associadas, elas têm seus pacotes referendados pelo Bureau, o que garante a qualidade exigida pelos padrões internacionais. Além disso, têm a facilidade de divulgar seus destinos internacionalmente através de uma entidade reconhecida e recomendada pela própria Embratur, trazendo uma credibilidade impar para qualquer empreendimento”, explica Katakura.

“Por ser um setor em franco crescimento é que Mato Grosso quer e precisa estar participando de tudo que acontece na área, e é papel do governo estadual, ajudar o trade a se integrar para que o Estado cresça e apareça como uma das referências em pesca esportiva no Brasil”, explica a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis.

O Governo do Estado planeja investir R$ 300 mil na organização do 2o CEP, que acontece entre abril e setembro deste ano e começa na cidade de Barra do Bugres. O evento pesqueiro visa promover Educação Ambiental, instituir o Pesque-Solte nos campeonatos e aquecer, o turismo interno, além de, conseqüentemente, a economia. Na primeira edição foram injetados R$ 150 mil e gerados 250 postos de trabalho. Foram mobilizados 45 municípios, 645 equipes e 1935 pescadores de Rondônia, Paraná, Goiás e Mato Grosso. A média de público girou em torno de 180 mil pessoas. A meta, este ano é alcançar 30% a mais de participantes.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349879/visualizar/