Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Março de 2005 às 13:39
Por: Ana Paula Tamiozzo

    Imprimir


O terceiro maior rebanho de gado do estado de Mato Grosso, localizado em Vila Bela da Santíssima Trintadade, (a 521 quilômetros a oeste de Cuiabá), com 863.113 cabeças, está prestes a ganhar mais uma Unidade Local de Execução (ULE) do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). O pedido formal foi encaminhado pelo líder do governo no Legislativo, deputado Mauro Savi (PPS), para o governador Blairo Maggi, Secretaria de Desenvolvimento Rural e ao próprio Indea.

A unidade será instalada no distrito de Santa Clara, a 280 quilômetros de Vila Bela, terá objetivo de dispor uma estrutura permanente para fiscalizar em média 200 mil cabeças que são criadas na região. Outro motivo para implantação da ULE é também fiscalizar e combater a entrada de animais vindos da Bolívia, já que a região é de fronteira e está sujeita a febre aftosa.

O município nunca registrou casos da doença, mas segundo Dulval de Sá Leão, responsável pelo Indea de Vila Bela, será muito importante o posto. O município possui um território muito vasto. É cercado por rodovias estaduais e vicinais sem pavimentação aslfáltica, que dificulta ainda mais o trabalho do Instituto que é orientar, fiscalizar e controlar a criação e a sanidade dos animais. Por isso, com a instalação do posto avançado será possível fazer uma vigilância mais permanente, já que a região possui cerca de 10 comunidades rurais, quase todos envolvidos com a criação bovina.

De acordo com o deputado Mauro Savi, a ULE vai fortalecer a fiscalização bovina para não deixar que o estado, detentor de 26 milhões de cabeças de gado, o maior do país, perca a imunização. “Para manter essa imunidade é preciso que os pecuaristas sejam assistidos pelos órgãos estruturados, pois só assim, vamos continuar possuindo um rebanho de qualidade e continuar líder no mercado”, disse.

A ULE será um alívio tanto os técnicos do Indea, quanto para os pecuaristas principais interessados na sanidade dos animais, já que a região possui uma eficiente infra-estrutura de abate, o que contribui para um mercado gerador de emprego e renda para a região do Vale do Guaporé. O município líder em Mato Grosso na criação de rebanho bovino é Cáceres com 968.418 cabeças e, em seguida, Juara, com 920.120 animais.

Vila Bela está sendo assistida pelo deputado Mauro Savi, desde quando encaminhou na Assembléia uma emenda constitucional que dispõe sobre a transferência simbólica e temporária da capital e da sede do Governo para Vila Bela, por três dias, em todo mês de agosto. Segundo o deputado outras ações serão feitas em benefício do município.





Fonte: SIAL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351508/visualizar/