Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Março de 2005 às 12:23
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


A Casa de Recuperação Lar Cristão, referência do Estado no cuidado com dependentes químicos, e onde existem atualmente 163 homens em tratamento espiritual, passa por sérias dificuldades. Há nove anos instalada na rua 67, do bairro CPA III, setor I, o Centro sobrevive apenas de doações e ajuda de voluntários, cada vez mais escassas.

Convidado pelo teatrólogo Carlos Odorico Dorileo Costa, o secretário da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira visitou nesta terça-feira (22.03) as deficitárias dependências e ficou impressionado com o trabalho desenvolvido por 12 pessoas e do alto índice de recuperação dos dependentes que, apesar das precárias condições físicas, o grupo vem obtendo.

"Aqui o tratamento é muita oração, atenção e carinho, porque a maioria dos dependentes químicos é, na verdade, formada por doentes espirituais com problemas de depressão e de família desestruturada", observou o secretário da Casa, Agnaldo Gonçalves.

A voluntária Leni de Lima afirma que a carência é grande, mas roupas, camas, alimentação, medicamentos e apóio de profissionais especialistas são algumas prioridades. Além disso, a regularização dos dois imóveis onde funciona o Centro de tratamento, que está pendente na Prefeitura de Cuiabá.

"Vou verificar a situação dos imóveis, articular ações junto às demais secretarias do Governo e estabelecer parceria, por exemplo, inserindo esse trabalho nos projetos sociais existentes no Estado cujo objetivo é o resgate de pessoas em situação de risco. A instituição executa um trabalho sério e muito bonito, tratando inclusive adolescentes encaminhados pelo Judiciário. A PM e todo o Governo tem interesse no trabalho preventivo, porque já é comprovado que 90% da violência têm origem nas drogas", observou o secretário Orestes Oliveira.

Após a apresentação musical dos jovens, o secretário Orestes Oliveira lembrou que quando muitas portas se fecham é preciso força e determinação para que milhares de outras se abram, e as pessoas que estão ali provaram que estão dispostas a aproveitar essas oportunidades.

"Vamos juntos realizar os sonhos. O governador Maggi coloca homens em alguns postos para conseguir realizar obras porque sabe que sozinho não poder conduzir mudanças e provocar melhorias. Assim ocorre nas nossas vidas, precisamos do apóio de pessoas como estas que estão à frente da Casa para realizar obras", observou Oliveira.

Na Casa Lar Cristão, fundada por Teodorico Barbosa de Souza, o voluntário Marcos Roberto de Jesus, 33 anos, é o auxiliar mais prestativo. Ele há oito anos chegou ao Centro de Recuperação totalmente destruído pelas drogas. Ex-traficante e chefe de quadrilha, ex-presidiário, ameaçado de morte por outros traficantes, estava no fundo do poço.

Foi levado pela mãe ao Centro, onde recebeu o carinho e toda ajuda necessária. Em nove meses (período do tratamento) conseguiu resgatar sua vida e dignidade. Com sua experiência hoje ajuda a salvar vidas.

"Me sinto abençoado em poder ajudar pessoas, não recebo dinheiro, mas ainda acho pouco tudo que faço para retribuir o que eles me deram", frisou Marcos Roberto.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351526/visualizar/