Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Março de 2005 às 10:00

    Imprimir


Cerca de 900 trabalhadores de quatro municípios pólos começarão, em breve, a participar de cursos de qualificação em 13 áreas, através de parceria envolvendo o Governo do Estado de Mato Grosso, o Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscon) e o Senai. O investimento custará R$ 502 mil, oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A assinatura dos contratos ocorreu ontem (22), à noite, em solenidade organizada pelo Senai, que contou com a presença do governador Blairo Maggi. “Mato Grosso cresce entre 9 e 10% ao ano e o grande problema de nosso Estado é a falta de mão de obra qualificada”, destacou.

O programa, batizado de Colher na Massa, é uma reivindicação do Sinduscon, já que normalmente empresas do setor sentem dificuldades em contratar mão-de-obra especializada. “A qualificação de trabalhadores não é um favor que estamos prestando, mas uma obrigação”, realça Adilson Valera Ruiz, presidente do sindicato. “Não existe país desenvolvido no mundo que não tenha investido na qualificação dos seus trabalhadores”, destacou. Adilson também afirmou que a qualificação precisa atingir toda a cadeia produtiva, incluindo empresários e poder público.

O governador Blairo Maggi, em seu discurso, realçou a possibilidade do programa chegar a atender mais de 4 mil trabalhadores. Ele apontou que é comum encontrar, pelo Estado, obras de construção sem a qualidade desejada devido à desqualificação do trabalhador. E realçou que o trabalhador qualificado pode conquistar melhores salários e buscar melhor nível de vida. Também concordou com o presidente do Sinduscon sobre a necessidade do processo de qualificação se estender ao poder público. “O Estado precisa fazer seu programa de qualificação para gerenciar e elaborar suas obras”, afirmou.

O governo é representado no Colher na Massa por três secretarias de Estado: Sinfra (Infra-Estrutura), Sicme (Indústria, Comércio, Minas e Energia) e Setec (Trabalho, Emprego e Cidadania). Os titulares das três pastas - Luiz Antonio Pagot, Alexandre Furlan e Terezinha Maggi - participaram do evento, realizado na Fiemtec. Os prefeitos dos municípios de Sorriso, Campo Novo do Parecis e Água Boa, sedes do programa, também estiveram presentes. Os cursos serão ministrados pelo Senai.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351565/visualizar/