Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 20 de Março de 2005 às 14:31
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Alta Floresta, MT - A sociedade e a Prefeitura Municipal de Alta Floresta (810 km ao Norte) se uniram ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na formulação de ações de educação para o trânsito no Município. A partir daí, começou a elaboração e montagem de uma cartilha destinada ao público estudantil - crianças e adolescentes - e também aos pedestres em geral, com noções educativas e dicas de comportamento no trânsito.

A elaboração da cartilha, lançada na sexta-feira (18.03), no Município, foi conduzida pela gerente regional de Educação para o Trânsito, Lucilene Vilela, da 19ª Circunscrição Estadual de Trânsito de Sinop (505 km ao Norte). Segundo ela, uma das metas é estimular os parceiros e a sociedade na "guerra" pela paz no trânsito. "Não será difícil vencer essa batalha, quando se organiza e se busca a participação de todos pela redução de acidentes, zerar os índices de acidentes, ou simplesmente educar para que o motorista seja um bom condutor", afirmou.

A gerente destacou, ainda, que a mobilização em escolas surte bastante efeito, principalmente com crianças, que passam a agir como multiplicadoras das ações educativas e orientativas. "Com as noções que aprendem, as crianças passam a cobrar dos pais uma postura e comportamento mais adequados no trânsito e assim atingimos resultados mais rápidos", afirma.

Com a cartilha, que foi elaborada a pedido da Secretaria Municipal de Transportes do Município, o principal objetivo é conscientizar as pessoas importância de melhorar o trânsito da cidade. "Ao lado da educação formal, estamos trabalhando a educação informal, com orientações e a construção de hábitos sadios no trânsito", explicou.

No Brasil, são gastos cerca de R$ 5 bilhões nas instituições públicas de saúde para recuperação, cura ou tratamento de vítimas de trânsito. A cultura errada e a desinformação de pais, estudantes e pedestres e condutores em geral ainda são os principais inimigos na luta pela educação no trânsito. "Ainda sai mais barato a prevenção que o curativo", observou Lucile Vilela.

A gerente explicou ainda que os professores de todos os Municípios envolvidos serão capacitados a trabalhar e desenvolver as ações educativas em forma de temas transversais, além da realização de blitze educativas com orientações, passando depois às punições. "Em um primeiro momento, atuamos com a orientação, para depois seguir com a punição quando as regras não são atendidas", ressaltou.

Responsável por uma extensa área de abrangência, a Gerência de Educação para o Trânsito está desenvolvendo a campanha "Volta as Aulas com Vida" também em Sinop, contando com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, além da Prefeitura Municipal e Câmara, envolvendo ações em 18 escolas municipais e estaduais da cidade. As ações ainda serão estendidas aos Municípios de Sorriso, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, entre outros da Região Norte.

A descentralização e regionalização da Educação no Trânsito levou o setor a desenvolver os trabalhos em cinco Municípios-pólos do Estado – Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis, Tangará da Serra e Cáceres. Conforme o presidente do Detran, Moisés Sachetti, a intenção, ao criar as regionais, é aumentar a sistemática de Educação para o Trânsito, como mecanismo direto a redução de acidentes em todo o Estado, reduzindo também os gastos na recuperação e tratamento dos atingidos em acidentes de trânsito. A meta do Detran é atingir até 2007 uma redução de 30% nos acidentes de trânsito em todo o Estado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351725/visualizar/