Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 20 de Março de 2005 às 10:55
Por: Guto Silveira

    Imprimir


Ribeirão Preto - O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse hoje em Ribeirão Preto que a queda provocada pela seca "é brutal", chegando a 70% em algumas circunstâncias. "É um momento com algumas complicações para alguns setores. Nós vivemos um ano complicado por duas razões principais. Os custos de produção subiram no mundo inteiro e os preços das commodities caíram por causa da oferta recorde, que há em algodão, trigo, arroz, milho e soja", disse Rodrigues.

Ele diz que a situação se complicou mais em razão da seca principalmente no Sul do País. Mas ao mesmo tempo a redução da produção recuperou preços. "Essa seca reduziu a produção dramaticamente, e com isso os preços de milho e de soja já reagiram, mais de 20% no último mês. De modo que os produtores que têm uma produtividade boa, de média para cima, já se compensaram dos custos que aumentaram no ano passado".

O ministro disse que o governo "está olhando o que é preciso fazer" e já tomou uma série de decisões, principalmente na área da agricultura familiar, onde está sendo feita uma "prorrogação vigorosa" de todos os vencimentos de investimentos e de custeio, além de oferecer uma renda adicional ao pequeno produtor. "Para os produtores convencionais, nós prorrogamos todos os vencimentos e parcelas de investimentos deste ano, caso a caso. E também o Banco do Brasil e os bancos privados já estão trabalhando com a repactuação de investimentos", afirmou.

Segundo Rodrigues, o governo está ainda colocando R$ 3 bilhões para "empurrar a comercialização" e trabalha com a demanda de mais R$ 1 bilhão que está em negociação com o Ministério da Fazenda, "para aquisição de produtos agrícolas, leilão de opções públicos ou privados, para o PEP (Prêmio de Escoamento de Produto) e outros programas que são importantes para empurrar a comercialização".

Em relação à quebra de safra, Rodrigues confirmou que será necessário importar milho - possivelmente transgênico - para abastecer o mercado interno. O pedido foi feito por pecuaristas do Sul. "Vamos ter que importar este ano 4, talvez 5 milhões de toneladas de milho, porque a quebra é dramática. Tem gente que fala em (produção) 37, 38 milhões de toneladas de milho, para uma demanda superior a 45 milhões de toneladas".

Palestra - Roberto Rodrigues esteve em Ribeirão Preto para fazer palestra de capacitação para os professores do programa "Agronegócio na Escola". O programa é uma parceria da ABAG/RP e as diretorias de ensino de Jaboticabal, Franca, Sertãozinho, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra e Araraquara, está no seu quinto ano. É também a quinta vez que o ministro fala aos professores.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351757/visualizar/