Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 17 de Março de 2005 às 19:10
Por: Patricia Neves

    Imprimir


O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) interpelou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, sobre o tratamento que o governo federal vem dando ao agronegócio. O ministro compareceu à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, onde revelou que está tentando junto ao governo assegurar recursos adicionais de cerca de R$ 1 bilhão para socorrer os produtores que enfrentam dificuldades devido aos baixos preços internacionais da soja, milho, algodão, trigo e arroz.

“Como o senhor, que é homem do agronegócio, se sente diante da MP 232, que cria mais um imposto para o setor, num momento em que os preços estão baixos, o dólar é desfavorável aos exportadores e os juros estão altos? Como se justifica esse novo imposto, neste momento em que a agricultura luta para empatar e a pecuária faz o que pode para perder menos?” - indagou o senador matogrossense.

O ministro da Agricultura considerou procedente a observação do senador Antero Paes de Barros e disse ter feito uma colocação semelhante ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Segundo o ministro, o agronegócio enfrenta dificuldades pela conjuntura adversa, porque os custos de produção subiram 17% no último ano. “É o pior dos mundos. A resultante desse quadro é de perda de renda” - disse Roberto Rodrigues.

No debate com o ministro, Antero Paes de Barros cobrou dele uma fiscalização efetiva sobre os frigoríficos:

“Ministro, a questão da carne é inexplicável. As exportações aumentaram, os custos aumentaram e os preços da carne caíram. A Confederação Nacional da Agricultura está ameaçando ingressar no Cadê com denúncia contra os frigoríficos por formação de cartel. Que providências o governo tomou a respeito?”

Roberto Rodrigues admitiu que “algumas normas adotadas pelos frigoríficos podem indicar movimento de cartelização do setor”. Ele informou ter promovido reunião entre pecuaristas e representantes dos frigoríficos em São Paulo, buscando um entendimento entre as partes sobre o preço da carne.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352177/visualizar/