Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Março de 2005 às 12:10

    Imprimir


O presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, apresenta hoje (17), em Cuiabá, aos dirigentes das instituições federais de ensino superior o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes/MEC). A apresentação será às 14h, no auditório do Hotel Eldorado, onde acontece, até sábado, a 50ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Agora de manhã, Hélgio Trindade se reúne com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller.

O objetivo principal da reunião do Conselho Pleno o evento, que será presidido pelo reitor da UFMT, Paulo Speller, e pela presidente da Andifes, reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola, é elaborar as emendas ao anteprojeto da reforma universitária que serão entregues ao Ministério da Educação até o dia 30 de março.

A distribuição das vagas para docentes nas Ifes, conforme portarias publicadas na semana passada, é assunto que também está na programação desta quinta-feira entre os dirigentes das Ifes de todo o país, que se reúnem pela primeira vez em Cuiabá. A solenidade de abertura da 50ª Reunião será hoje, no Teatro Universitário, a partir das 19h, aberta à comunidade.

A Andifes reúne os dirigentes de 55 instituições, sendo 44 de Universidades, cinco de Centros de Educação Tecnológica (Cefets) e seis de faculdades isoladas. Nessas Ifes estudam cerca de 610 mil alunos de graduação e pós-graduação e também alunos de ensino fundamental e médio nos colégios de aplicação, escolas técnicas e agrícolas.

Reunido na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Conselho Pleno da Andifes elaborou uma manifestação sobre o Anteprojeto da Reforma Universitária , que foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 25 de fevereiro.

O texto ressalta a importância da garantia do debate sobre o anteprojeto, indicando os principais pontos desta reforma, entre os quais, a regulação do sistema da educação superior como um todo, a expansão do ensino superior, em especial o público, a autonomia de gestão e o financiamento adequado.

A reivindicação da Andifes para ampliar o prazo de debate foi atendida pelo MEC. Assim, as emendas ao anteprojeto devem ser entregues até 30 de março. Segundo o MEC, o projeto de Lei sobre a Reforma Universitária deve ser encaminhado ao Congresso Nacional até o mês de junho.





Fonte: Ascom UFMT/Ascom Andifes

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352280/visualizar/