Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 17 de Março de 2005 às 10:35
Por: Paulo R. Zulino

    Imprimir


São Paulo, 17 - Mais de mil metalúrgicos da Case New Holland (CNH), na Cidade Industrial de Curitiba, paralisaram suas atividades nesta quinta-feira. A categoria protesta contra a crise na agricultura provocada pela estiagem, queda dos preços dos produtos agrícolas e desvalorização do dólar frente ao real, que motivou 570 demissões desde dezembro do ano passado. Os metalúrgicos da Grande Curitiba integram o movimento nacional promovido pela Força Sindical e Central Única dos Trabalhadores (CUT). O protesto ocorre também em outros 17 municípios.

Por causa da manifestação, a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira está totalmente interditada entre as Ruas Vicente Michelotto e Cyro Correia Pereira, informa o site da Gazeta do Povo. O trânsito é lento nas ruas próximas. Estão sendo utilizadas 2 toneladas de sacas de milho, caminhões e colheitadeiras para fazer o bloqueio.

O objetivo do protesto é sensibilizar os governos estadual e federal para que sejam adotadas medidas capazes de impedir novas demissões, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka. Ele lamentou a redução da produção da CNH, que passou de 20 para 5 colheitadeiras/dia e de 70 para 55 tratores/dia.

A CNH não concedia férias coletivas há quatro anos. Em dezembro, a empresa deu férias coletivas por 30 dias aos funcionários. Em fevereiro, parou mais 20 dias. No início de março, foram concedidas férias de 10 dias para os trabalhadores do setor de colheitadeiras e na próxima segunda começam as férias coletivas do setor de tratores.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352305/visualizar/