Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2005 às 22:30
Por: Sandra Carvalho

    Imprimir


O serviço de patrulhamento feito pela Guarda Municipal de Várzea Grande em 55 estabelecimentos de ensino tem contribuindo de forma efetiva para a prevenção de infrações no entorno e até mesmo no interior das escolas do município, sejam da rede pública ou privada.

A “patrulha escolar”, explica o sub-comandante da GM, coronel Renato Rosa Fortes é feita pela manhã, à tarde e no período noturno, a partir de um mapeamento dos bairros e estabelecimentos de ensino do município. “É claro que se formos solicitados para atender uma situação em escolas estaduais ou particulares, atenderemos prontamente”, frisa o coronel.

O resultado do serviço de patrulhamento escolar, de acordo com o comandante da GM, coronel Luis Nelson da Silva, tem sido extremamente positivo para a comunidade escolar e toda população várzea-grandense. Na semana passada, por exemplo, os guardas municipais conseguiram evitar uma tragédia na Escola Estadual Maria da Cunha Bruno, localizada no Jardim Primavera.

Atendendo solicitação de funcionários do estabelecimento de ensino, uma equipe de moto deslocou-se até a escola onde apreenderam uma criança de 11 anos e um adolescente de 13 anos. Os garotos estavam armados com um revólver calibre 38, carregado com cinco munições intactas.

Eles disseram aos guardas que estavam com a intenção de assassinar um estudante durante o recreio, com que teriam um “acerto de contas”. Professores, funcionários e alunos da escola ficaram assustados com a presença dos menores armados. “Se os guardas não tivessem conseguido imobilizá-los, poderia ter ocorrido uma tragédia no local”, comentou o coronel Luis Nelson da Silva, elogiando a equipe comandada pelo GM Rony Cley Caetano da Silva e formada pelos GMs Amarildo, Leite, Almeida e Rosália. “A equipe demonstrou dedicação, empenho e profissionalismo”, enalteceu o comandante.

SETORES

O mapa elaborado pela Guarda Municipal divide a cidade em cinco setores e sub setores, de maneira a garantir um patrulhamento efetivo em todas as escolas da rede municipal. O setor Alfa engloba escolas dos bairros Mapim, Parque das Mangabeiras, Jardim Imperial, Nova Ipê, Jardim Novo Mundo, Jardim dos Estados, Jardim Glória I e II, Serra Dourada, Jardim Alá, Vilar Artur, bairro 23 de Setembro, Figueirinha, Guarita, Fazendinha e Passagem da Conceição.

Já o setor Bravo, detalha o sub comandante, envolve os bairros São Mateus, Jardim Itororó, Cidade de Deus, uma parte do bairro Figueirinha e Jardim Marajoara II.

No setor Charlie, ficam os bairros Capão Grande, Capão do Pequi, Limpo Grande, Portal da Amazônia, Ouro Verde, São Simão, Colinas Verdejantes, Cohab João Baracat, Cohab Canellas, Nova Várzea Grande, Jardim Icaraí e Jardim das Flores.

Uma outra equipe da patrulha escolar faz rondas pelo setor Delta, dividido entre os bairros Centro, Vila Pirineu, Engordador, Capela do Piçarrão, Vitória Régia, 24 de Dezembro, XV de Maio, 13 de Setembro e distrito de Souza Lima. Finalmente, o setor Echo, que tem os bairros Cristo Rei, Lagoa do Jacaré, Hélio Ponce de Arruda, Altos da Boa Vista, Maringá II e Unipark.





Fonte: Secom - VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352628/visualizar/