Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2005 às 20:30
Por: Valtemir Rodrigues

    Imprimir


Brasília - O coordenador da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos, Flávio Valente, defendeu hoje maior participação da sociedade civil nos programas de redução da fome e má nutrição. "Devemos dar uma importância maior ao que a sociedade civil representa", afirmou Valente, ao participar de debate na 32ª Sessão do Comitê Permanente de Nutrição das Nações Unidas (SCN), que está sendo realizada em Brasília. O tema foi discutido por representantes de diversos países.

Na opinião de Flávio Valente, a participação brasileira em organismos da Organização das Nações Unidas (ONU) "é fundamental para o futuro da humanidade". Ele destacou a possibilidade de criação de grupos ligados ao Comitê de Nutrição da ONU para que se obtenham mais avanços na questão.

O Comitê Permanente de Nutrição da ONU foi criado em 1973 e é composto por 16 agências das Nações Unidas, governos e organizações da sociedade civil, com o objetivo de sensibilizar a comunidade internacional e os governos sobre os problemas nutricionais e mobilizar esforços para resolvê-los, em nível nacional, regional e internacional.

As reuniões dos grupos de trabalho e os encontros do SCN são feitos anualmente. Os encontros têm a participação de membros da ONU, entre cientistas e técnicos e de representantes da sociedade civil que trabalham com a questão.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a sociedade civil brasileira vem participando ativamente dos encontros anuais, desde 1995, e em especial, no grupo de trabalho sobre Nutrição, Ética e Direitos Humanos, que teve importante atuação na inclusão do tema na Cúpula Mundial de Alimentação. Desde o ano de 2002, a presidência do grupo da sociedade civil no comitê é exercida por uma organização não-governamental (ONG) brasileira.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352655/visualizar/