Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Março de 2005 às 15:07
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Uma mistura de fantasia e religiosidade é o que espera o público que freqüentar o Parque Mãe Bonifácia durante a semana da Páscoa. O Governo do Estado organiza o projeto “Santa Páscoa – Fé, Amor e Alegria”, que proporcionará à população uma exposição de motivos relacionados à Páscoa, tanto na parte sacra, quanto na simbologia do coelho e do ovo. A exposição será de 18 a 27 de março e está sendo coordenada pela primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi.

O parque estará todo ornamentado com ambientes simbolizando a Páscoa. O espaço estará dividido em duas partes, uma com cenários simbolizando a fantasia, com coelhos gigantes, réplica de uma fábrica de chocolate, a outra terá cenários relacionados à parte da religiosidade, com bonecos em tamanho natural simulando a Santa Ceia e outras cenas da Paixão de Cristo.

O objetivo é proporcionar às famílias um ambiente diferente para visitar na semana santa, agregando diversão e religiosidade, temas relacionados com a Páscoa, usando para isto o espaço do Parque Mãe Bonifácia, que já muito freqüentado pela população.

Na área da fantasia serão montadas uma Casa do Coelho, onde bonecos robotizados simularão um lar, com a vovó coelho, o papai coelho, a mamãe coelho e vários coelhinhos, todos realizando atividades e em movimento. O ambiente também incluirá uma horta.

Em outro local terá uma Fábrica de Chocolate, também como bonecos robotizados e simulando o ambiente de uma fábrica de chocolates, onde coelhos estarão aprontando os ovos de Páscoa. O coreto e o mirante do Parque Mãe Bonifácia complementarão a parte da fantasia e estarão adornados com flores, borboletas e pássaros gigantes, feitos de material sintético. Além de bonecos coelhos em tamanho grande. Alegrando e enchendo os olhos das crianças e adultos que visitarem o parque.

Na parte sacra, que simbolizará a parte de religiosidade da Páscoa, os adornos terão temas da Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo. Réplicas de colunas romanas, pórticos e peças em barros darão o tom do portal de entrada para esta área da exposição. Dois atores vestidos como os antigos soldados romanos farão a recepção do público. As peças estão sendo confeccionadas pelo artista local Pádua Nobre.

Bonecos em tamanho natural e em movimento reproduzirão a Santa Ceia, incluindo um Jesus, que além de se movimentar também pronunciará passagens bíblicas. Além da reprodução da famosa tela de Leonardo Da Vinci da última ceia, o ambiente sacro incluirá a reprodução da crucificação e ascensão de Cristo, com bonecos em movimento simbolizando Maria e Jesus.

O Governo do Estado também convidou diversas igrejas, sem distinção de credo, para complementar a exposição na área sacra. Todos os dias elas estarão com apresentações de corais, encenações da Paixão de Cristo e outras atividades.

O artista regional Marcelo Velasco ambientará uma casa cuiabana com diferenciação de janelas que reproduzem imagens das Igrejas do Rosário e do Bom Despacho. Haverá ainda tochas com fogo artificial e uma mesa com pães cenográficos.

Além de todos os ambientes que serão montados para visitação pública, atividades recreativas e interativas, como caça ao coelho, corrida de sacos, gincanas, pintura em rosto e um trenzinho para as crianças animarão o parque. Uma centopéia e uma minhoca gigante complementam a diversão.

De acordo com a secretária Terezinha Maggi, o Governo está preparando uma exposição que transportará o público para um ambiente de fantasia e de fé. “Tenho certeza que nunca antes houve um projeto como este em Cuiabá. Será um cartão postal da cidade na época da Páscoa.”, frisou a secretária, que fez um comparativo com o projeto “Magias de Natal”, que decorou o Parque Mãe Bonifácia, no natal do ano passado.

“As pessoas lotavam o parque naquela época. Elas encontrarão um espaço agradável e repleto de ambientes natalinos para visitar. O governador Blairo Maggi decidiu repetir a dose depois de ver como a cidade é carente de espaços assim. E agora vamos promover a Páscoa”, lembrou Terezinha Maggi.

O horário de visitação ao público será das 17 às 22h, dos dias 18 a 27 de março. Estão integradas na realização do projeto as Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, de Cultura, de Comunicação, de Esportes e Lazer, de Justiça e Segurança Pública, Fema e outros parceiros.

PÁSCOA PARA TODOS – Nos Municípios do Interior do Estado, o Governo encaminhará fantasias de coelho em tamanho grande, para que sejam utilizadas na programação local de cada cidade referente à Páscoa. A intenção é que todos promovam alguma atividade no período, adequando-se a realidade local, mas sem deixar passar em branco a semana santa. Serão enviadas 141 fantasias, uma para cada Município.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352954/visualizar/