Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Março de 2005 às 08:38

    Imprimir


área do antigo depósito de resíduos urbanos de Cuiabá, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro, foi um grande erro da administração pública. O local mostrou-se inadequada para tal atividade e os resultados são sentidos pelo meio ambiente. É o que revela pesquisa realizada por Os alunos do programa de pós-graduação em Física e Meio Ambiente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fernanda Marcielli Santos e Luiz Fernando Jorge da Cunha, cuja tese foi defendida na última semana.

De acordo com Fernanda, já em 1994 foi constatada a contaminação do lençol subterrâneo – que é o que de pior pode acontecer ao meio ambiente. Na pesquisa, os alunos utilizando a técnica de sondagem elétrica vertical. Através dela, determinou-se a extensão e a evolução temporal da contaminação provocada pelo chorume produzido pela degradação dos resíduos sólidos da área, segundo a estudante.

No trabalho´´Mapeamento da pluma de contaminação da água subterrânea proveniente de dois depósitos de resíduos do couro através de métodos geofísicos´´, o mestrando Luiz Fernando Jorge da Cunha investigou dois depósitos de resíduos da indústria do couro localizados nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, verificando a sua interação com o ambiente.

Através dos métodos geofísicos, Eletromagnético Indutivo (EM-34) e Caminhamento Elétrico com técnicas não invasivas de investigação, foi feito o mapeamento das duas áreas destinadas ao recebimento dos rejeitos do curtume. Na área de Várzea Grande, já interditada pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema) devido às técnicas inadequadas de armazenamento dos resíduos, o trabalho procurou mapear a pluma de contaminação do lençol freático. Os resultados da investigação do método Eletromagnético Indutivo mostraram uma elevada condutividade em algumas regiões da área localizada no município de Várzea Grande.

Na área de Cuiabá, os valores obtidos pelo mesmo método foram bem mais suaves indicando uma possível ausência de contaminação pela adequação do acondicionamento do resíduo ou pelo pouco tempo de estocagem do mesmo no local. ´´A associação de tais indicadores de condutividade a contaminação só foi possível graças ao trabalho anterior desenvolvido na área através da análise química da água feitas por LANNES, em 2002,´´ escreve.

O trabalho mostrou que as técnicas ´´inadequadas de construção e armazenamento localizadas na área localizada na cidade de Várzea Grande estão contribuindo para a proliferação do chorume destes materiais lentamente para a água subterrânea, o que é extremamente preocupante pelo tipo de material presente nestes resíduos, como é o caso dos metais pesados´´.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353019/visualizar/