Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Março de 2005 às 17:20
Por: Gerusa Marques

    Imprimir


Brasília - O Ministério das Cidades e a Associação Nacional de Transportes Urbanos (ANTT) apresentaram hoje um relatório sobre o transporte e o trânsito em municípios brasileiros, realizado em 2003. A pesquisa, que ouviu apenas 140 municípios, mostra que 35% da população se deslocam a pé, 32% usam transporte público, 28% utilizam automóvel, 3% se locomovem de bicicleta e 2% de moto. O estudo mostra ainda que praticamente não existe tratamento especial nas vias públicas, como faixa de segurança, corredores de ônibus e passarelas.

O estudo mostra ainda que 72% do trânsito do País é municipalizado e 87% do transporte municipal é regulamentado. Os automóveis particulares, segundo a pesquisa, emitem cinco vezes mais poluentes e usam três vezes mais energia por passageiro, do que o transporte público coletivo.

Com os dados da pesquisa, o Ministério das Cidades desenvolveu o Sistema de Informações de Transporte e Trânsito Urbano, que permitirá o acompanhamento de aspectos econômicos e sociais do setor e a elaboração de políticas públicas.

O diretor do Departamento de Cidadania e Inclusão Social do Ministério, Luiz Carlos Bertotto, disse que é a primeira vez que é traçado um perfil médio do setor de transporte público. Ele afirmou ainda que por meio desse estudo foi possível verificar que o custo com o transporte representa 7% do PIB. Segundo ele, a demanda pelo transporte público vem caindo nos últimos anos, parte porque a população deixa de usar os ônibus porque não tem como pagar a passagem, e parte porque troca o transporte coletivo pelo automóvel particular ou por motocicletas.

A pesquisa foi encaminhada para 437 municípios com mais de 60 mil habitantes. Esse universo representa 61% da população urbana e 70% da frotas de veículos. Mas apenas 140 responderam. O Ministério das Cidades e a ANTT querem incentivar o aumento do número de municípios pesquisados.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353481/visualizar/