Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Março de 2005 às 13:51
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Deficientes visuais estão participando de uma oficina de escultura em argila com apoio da Secretaria de Estado de Cultura. A iniciativa parte de um projeto elaborado e desenvolvido pela escultora Rita de Cássia, que é arte educadora e sempre buscou uma atuação na educação especial. Ela dá aulas para 20 deficientes, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso.

"A escultura tem que ser trabalhada de dentro pra fora. Para fazê-la não é necessário visualizar o mundo exterior", diz Rita, que se surpreende a cada dia com a receptividade e o interesse de seus alunos pelas aulas, que acontecem sempre nos períodos matutinos. O endereço do Instituto dos Cegos fica no CPA III, Setor IV, rua 48, quadra 17.

Os alunos têm faixa etária e nível de deficiência diferenciados e, enquanto esculpem, ouvem música. Ao final de cada aula cada um deles faz uma explanação sobre a peça criada.

A oficina prevê aproximadamente 20 aulas e já está quase na metade. Cerca de 80 peças serão feitas até o final do curso, que resultará numa exposição no espaço do Ganha Tempo, local de grande fluxo da população. "A intenção é popularizar. Democratizar ao máximo o acesso das pessoas à arte", disse a artista.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353521/visualizar/