Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 10 de Março de 2005 às 19:44
Por: Patricia Neves

    Imprimir


Produtores rurais e empresários da Região Norte de Mato Grosso, participam, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11.03), em Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá), de uma séria de atividades promovidas pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Rural, Indústria, Comércio e Mineração e de Cultura, no denominado projeto Sicme Itinerante. Na programação, constam palestras e seminário como o da Cadeia do Leite, que será realizado nesta sexta-feira, no parque de exposições da cidade.

Representantes das secretárias estão apresentando aos produtores, micro e pequenos empresários as ações e serviços do Governo com a proposta de promover o desenvolvimento social, geração de emprego e renda. O objetivo é identificar e fomentar, em parceria com as Prefeituras, o crescimento e a sustentabilidade do agronegócio, indústria, energia, mineração e comércio de cada região.

Uma equipe da Seder participa do projeto Sicme Itinerante, levando informações ao produtor rural. "É uma iniciativa bastante feliz do Governo no sentido de agregar também a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) nesses seminários que nós vamos realizar no Interior. Nada mais é do que nos aliarmos setor primário, secundário e terciário, objetivando levar as ações do Governo do Estado a todo o interior de Mato Grosso", disse o secretário-adjunto de Agronegócios da Seder, Luiz Carlos Meister, na abertura dos trabalhos, no Centro de Eventos Amazônia.

Além de produtores e empresários de Colíder, participam do evento representantes dos Municípios de Nova Canaã, Terra Nova, Nova Santa Helena, Itaúba, Marcelândia e Nova Guarita. "O Governo se faz presente em todos os Municípios e em todas as comunidades de nosso Estado. A parte da indústria existe basicamente em razão do setor primário. Então, o setor primário, que é a agricultura e a pecuária, nada melhor que estar presente e junto, para que possam, de comum acordo, desenvolver um plano de trabalho, um plano de ação no sentido de alavancar o setor primário, secundário e terciário, objetivando o desenvolvimento comum de todo o Estado de Mato Grosso", afirmou Meiter.

Pecuária de leite – Com a proposta de alavancar a atividade leiteira na Região Norte, nesta sexta-feira a Seder promove um seminário para debater a situação da produção de lácteos no Estado. "Vamos procurar enfocar a problemática desse produto em nível de produtor, que por si só já um universo considerável de problema. Nós entendemos que o pequeno produtor prefira esse produto, assim como uma série de outros produtos para que ele mantenha a sustentabilidade e a viabilidade de sua propriedade", informou o secretário-adjunto.

Setor em expansão, a pecuária leiteira enfrenta uma séria de problemas que vão desde a tecnologia da produção à obtenção de linhas de crédito para o pequeno produtor. "Consequentemente, estaremos agregando esse produto para o setor secundário, que é a industrialização do mesmo e, posteriormente, a sua comercialização. Tudo isso vem com um aporte de várias linhas desde o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), MT Fomento, daremos todas as informações a esses produtores para que eles possam, na sua conveniência, dentro do seu perfil econômico, escolher qual o seu perfil econômico para o seu tipo de atividade explorativa", disse Meister.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353706/visualizar/