Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Março de 2005 às 18:37

    Imprimir


O projeto Agilizar será lançado segunda-feira, às 10h, no auditório Pantanal da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema). Na ocasião, serão apresentados também o projeto de Compensação e os novos coordenadores da Diretoria de Recursos Florestais (DRF).

O objetivo do projeto é disponibilizar via Internet um sistema de pré-aprovação de mapas para licenciamento, disponibilização de informações cartográficas - mapas e imagens georreferenciadas e implementação do fornecimento de dados de GPS de precisão, para padronização da base cartográfica de Mato Grosso.

Segundo coordenador de Geoprocessamento, Gabriel Mancilla, o projeto Agilizar é pioneiro no país. "O Agilizar vai possibilitar a redução de pendências nos trâmites de licenciamento; vai impulsionar a coordenadoria de geoprocessamento da Fema como entidade pública padronizadora de materiais básicos para mapeamento (imagens e vetores) e, ainda vai preparar a comunidade técnica para o advento do Sistema de Licenciamento a ser elaborado ainda este ano, introduzindo a transferência de dados via e-mail", explica.

O projeto Agilizar possui um sub programa, o Agilizar GPS, que tem por finalidade a coleta, por meio do regime de doação, de dados GPS coletados por profissionais, nos trabalhos que executem a campo e poderão ser remetidos, por intermédio de interface específica, no site da Fema.

Com a implantação do Agilizar, todo proprietário rural deverá contar com um profissional para fazer um levantamento in loco da propriedade, antes de obter sua Licença Ambiental, pela Fema.

"Com a implantação deste projeto estamos atendendo algumas atividades propostas ao PPG7, e contempladas no Projeto de Gestão Ambiental Integrada do estado de Mato Grosso, tais como a consolidação de uma base de dados GPS diferencial; a eliminação de discrepância nas informações das propriedades rurais; a inserção no Banco de Dados espacial da Fema, das áreas de Prade, corretamente posicionadas; a socialização do banco de imagens para outras unidades da Fema e a capacitação em sistemas de geoprocessamento, envolvimento de prefeituras, ONGs e sociedade civil, em processo de gestão de recursos ambientais", ressalta o presidente da Fema, Moacir Pires, que acredita que este projeto vai diferenciar a gestão ambiental de Mato Grosso, da dos outros estados.

Os profissionais têm até 1º de maio de 2005, como data limite para acolhida de projetos baseados exclusivamente em mapas gerados por georreferenciamento de imóveis, a partir de imagens georreferenciadas, tanto para emissão de licenciamento como para a sua renovação.

O evento é aberto ao público e deve contar com a participação de técnicos da Fema, prefeitos de vários municípios, engenheiros, proprietários rurais e outros.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353723/visualizar/