Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 10 de Março de 2005 às 16:53
Por: MARIA NASCIMENTO

    Imprimir


O deputado estadual José Carlos do Pátio (PMDB) vai buscar o governador Blairo Maggi (PPS) para discutir proposta de redução, em 10% do incentivo a produção do algodão no estado. Para tentar sensibilizar o governo o deputado citará o exemplo vindo da Organização Mundial do Comércio (OMC) que acaba de dar ganho de causa ao Brasil no longo processo contra a política dos Estados Unidos de gastar bilhões de dólares subsidiando seus cerca de 25 mil produtores de algodão, garantindo preços abaixo do custo no mercado internacionalde.

A meta do deputado é convencer o governo mato-grossense a destinar o recurso a ser retirado do algodão para garantir o ensino técnico agrícola no estado: “o produto (algodão) tem entre 50% e 70% de incentivo e bastaria diminuir em 10% para salvar 20 escolas agrícolas municipais que estão paralisadas no estado”, justificou o parlamentar.

Segundo o deputado, estudos técnicos já comprovaram que o incentivo dado em Mato Grosso não favorece nem os cotonicultores locais nem o governo, mas sim as indústrias têxteis do estado de Santa Catarina que compram o produto a preços mais vantajosos.

Para Pátio “é imperdoável que sejamos o estado maior produtor de soja, de algodão e com maior rebanho bovino e não consigamos formar técnicos agrícolas por absoluta falta de compromisso com as escolas”.

O peemedebista acredita que Maggi será sensível a idéia, no entanto, já estuda outra proposta a ser colocada em caso da não obtenção de sucesso. “Se o governo não tiver a possibilidade de atender a esse pleito, vamos sugerir que aumente os recursos da Fapemat que era 2% da receita líquida, foi reduzido para 1% e pode voltar a ter ficar num meio termo de 1,5% e responder por essa demanda”, concluiu.





Fonte: Secretaria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353750/visualizar/